terça-feira, janeiro 23, 2007

A-la-la-ô

Falta pouco menos de um mês por carnaval. E eu odeio carnaval. Odeio até a página três, afinal de contas é ótimo um feriado com quatro dias e meio pra não fazer nada.

Há alguns anos atrás até fui a um desfile no Anhembi. Achei bem legal. Ver ao vivo, sem a empolgante narração de Cleber Machado e comentários de Leci Brandão é outra coisa.Também tenho vontade de um dia desfilar numa escola aqui de Sampa. Mas não tenho pressa não.

Só que tem uma coisa que me irrita muito mesmo nesse tal de carnaval: o raio do samba enredo.

Não, porque se tem uma coisa fácil de se fazer nesse mundo é música do Arnaldo Antunes e Samba Enredo. É tudo igual. Eu acho de uma cara de pau tremenda. Os nêgo não mudam nem o ritmo, cambada de vagabundo! E tem gente que ainda me compra o CD. Pra quê? Pra ouvir dezesseis músicas iguais?

E tem umas palavras que aparecem em simplesmente todas as letras. Samba enredo sem Amor, Alegria, Fantasia, Cachoeira e qualquer coisa na Sapucaí não é samba enredo.

Me poupe, qualquer um faz um treco desses. É só escolher um tema, juntar meia dúzia das mesmas palavras do ano passado e voi lá.

Tá duvidando? Por isso eu vou fundar aqui a primeira escola de samba de blog do Brasil, a Unidos de Vila Perra. E eu, o carnavalesco e compositor Gastonzinho Trinta (anos), vou provar como qualquer um pode fazer um samba enredo pro carnaval.

Quero ver todo mundo decorando o Samba pra cantar na avenida.

Imagina que tem dois caras de chapéu panamá e bigodinho:

Alôôôôôôôôôôôôôô comunidade do Orkut!

Alôôôôôôôôôôôôôô minha Vila Perra.

Vâmo comentá.

Deixa o samba entrar na avenida.

Choooooooora cavaaaaaaaaaco.

(nessa parte começa a tocar cavaquinho)


Um dia. Aaaaa um dia,
Um dia tão especial
Onde a primavera floresceu, flo-res-ceu
Nesse nosso carnaval.

As fontes
E as belezas naturais.
As minhas aguas cristalinas
De sentimentos ancestrais

Vou vivendo a fantasia
Numa cachoeira de alegria
Desse nosso Carnaval.

Ú-car-na-val

As floooooores
Na minha patria mãe gentil
Um arco-íris dessas cores
Terra formosa ó meu Brasil

Liberdade, ôôôô a liberdade.
Voa nas asas de um Bem-te-vi
Vem trazer felicidade
De vermelho e amarelo na Sapucaí.


(Agora vamo lá, todo mundo no refrão)


Amooooooooor,
Vem viver essa alegria
Vem vestir a fantasia
Desse sonho de criança

Amooooooooor,
Vem curtir o carnaval
A beleza natural
Vai ficar pra sempre na lembrança

Nesse mundo, coisa mais linda eu nunca vi
Vem assistir a Vila Perra
De vermelho e amarelo na Sapucaííííííííoooooôôôô

Nesse mundo, coisa mais bela eu nunca vi
Vem assistir a Vila Perra
De vermelho e amarelo na Sapucaí.


Infelizmente a gente nossa escola foi rebaixada pro grupo de acesso porque o carro que a Jô* tava desfilando quebrou no meio da avenida.


*Aos leitores mais recentes, a Jô é minha empregada. Ela é famosa aqui no Vida Perra. Clica no link pra saber bem do que eu tô falando.

23 Comments:

Anonymous Anônimo said...

AAAAAAH, eu ADOREI este!!! Imagina que o meu primeiro namorado era carioca e a paixão musical da vida dele eram os sambas-enredos de carnaval!!! Foram dois anos musicalmente difíceis, hehehehehehe...
Eu também sempre componho uns sambas-enredos na minha cabeça, nos meus sempre tem uns fatos históricos narrados de uma forma meio duvidosa, índios, imigrantes, navegantes, retirantes, ô-ô-ô... e por aí vai =) Também me lembrei de ter recebido algum e-mail do tipo "fill in the blanks" pra fazer um samba enredo. Muito bom! Beijos, Cris.

11:42 PM

 
Blogger Tati said...

Olha, é o seguinte... Em primeiro lugar, esta é a primeira transmissão de pensamento ao contrário que vi na vida. Entrei hoje justamente para escrever um post sobre samba enredo, fazer algumas críticas beeeem parecidas com as suas, mas ao contrário de vc, elogiar e dizer que adooro....
Amei o seu samba, se amanhã sua carreira de publicitário falhar, eu te ajudo a fundar o UVP!
"chora cavaaaco!"
E agora? Acho que este post matou minha criatividade....
Saracura, saracurá...
tati

7:50 AM

 
Anonymous Anônimo said...

ahahahaa..um dos melhores posts já lido. E esse samba enredo é chiclete hein aahahahahah. :-)

8:06 AM

 
Blogger Jo-Jo said...

hehe. antes que vc pergunte.......sou nova por aqui, pelo menos nos comentários. já leio seu blog há algum tempo, mas não tive como deixar de comentar esse samba enredo. MUITO BOM! Eu adoro carnaval, mas nunca fui muito chegada em um samba enredo Sua definição é simplesmente PERFEITA.....

8:14 AM

 
Blogger Sofia said...

Ahahhaha
Maravilhoso!!! O melhor post que já li até hoje. E esse samba ainda vai ganhar o "Estandarte de Ouro" das organizações Globo !
Abraços,

8:16 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Hahahahahhahahhahahahahahahhahhahahahahhahahhahahahhahahhaha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Como um boa representante da classe carioca aqui devo dizer que esse seu samba pode até ganhar da Mangueira!

Nunca gostei de carnaval, mas o que eu odeio mais são as piadinhas sem graça dessa época. "E aí? Vai ver a Magueira entrar?" Ha...ha...ha...

Beeeeeeeeijos

9:03 AM

 
Anonymous Anônimo said...

ah! A representante carioca era eu, viu?

Beeeeijos

9:04 AM

 
Blogger Tati said...

!!!! Mangueira e Vai Vai este ano são Campeãs!!!!!!

Gasta, retoemi minha criatividade e fiz o post mesmo assim!
beijos

9:11 AM

 
Blogger mc said...

Rânei!!!! ahhahahaha muito bom!!!
Já entrei na avenida, enfrentei a Sapucaí me curando de um rota-vírus. Esse ano vou me aventurar no circuito Barra-Ondina e é nóis no bloco!!!!!

(NÃO SE ATREVA A ESCREVER MAL DO CHICLETE QUE EU VOU PESSOALMENTE TE PENDURAR DE PONTA CABEÇA, COM UMA GOTEIRA NA TESTA E OUVINDO TODA A COLETÂNEA DO BELL!!!!)

beijos

9:50 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Carnaval é no verão. Ou será que o verão cai no Carnaval?
Bjs. Rosana.

10:43 AM

 
Blogger Gastón said...

Cris, eu faço a gente faz os 16 sanbas em meia hora. Agora aguentar dois anos de CD "as melhores do carnaval" é foda.


Tati, ainda bem que vc retomou a criatividade. Não quero atrapalhar o post de ninguém. Quer ser rainha da bateria?


Pallominha, adoro quando vc comenta. Então, vou ficar cantando aqui do seu lado o dia todo pra vc decorar também.

Jo-Jo, obrigado pelos elogios. espero que você continue lendo e resolva comentar mais vezes :0) è sempre bem-vinda.

Sofia que legal que você gostou. Pois é, vou ganhar um estandarte e uma globeleza.


Fernandinha, vc que é de lá, que sabe tudo de samba, que cresceu na sapucaí. Tenho talento não tenho?


Rânei, um dia desses eu vou no show do chiclete com vc só pra poder escrever um Mulheres que amamos- a chicleteira.

11:02 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Certeza... vai virar fã do Chiclete! Tô dentro desta baladinha! MC: pode agitar! rs

Inspirada pelas fantasias de Carnaval:

"Se o Diabo veste Prada
Olê, Olê, Olá
Também quero usar! ..."

11:30 AM

 
Blogger Ana said...

Sensacional!!!
E aproveitando o comentário da Cris, aqui vai o link de "crie seu próprio samba-enredo". È do ano passado, mas vale a pena. ;)

http://carnaval2006.terra.com.br/interna/0,,OI836826-EI6235,00.html

Beijos.

11:37 AM

 
Blogger Tati said...

opá, Rainha da Bateria!!!! É nói!!! fechado!!

1:53 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Oi, Gastón! Amo os seu textos! Sempre me divirto muito com eles! Quanto ao samba enredo, sabe que eu curto? Adoro os desfiles na Sapucaí. Até sonho em estar um dia ali. Acho que é um momento mágico, apesar de repetitivo. E a alegria das pessoas, componentes das escolas, ou das arquibancadas vale tudo. É o momento delas de estravasar a alegria contida. Durante os ano inteiro são plebeus. No carnaval, a burguesia. Bom, é isso. Um beijo com muito carinho!

2:00 PM

 
Blogger Issana said...

Post im-pa-gá-vel!!

2:02 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Gastón, se quiser me conhecer um pouquinho, e se tem Orkut, vá em http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=18124778379372973761.

Teve um post seu que apliqui bem à minha pessoa: o aspirador de pó portátil! Tudo de "bombom!".

Beijos, querido!

2:07 PM

 
Blogger Gastón said...

Aninha, uma coisa é ir no show pra escrever depois, outra é virar fã. Sem chance. E tome cachaça pra encarar aquela bomba. Sensacional sua rima hahahaha. Vc leva jeito pra marchinha, vamos fazer uma dupla.


Tati, tá contratada.


Oi Márcia, seja muito bem-vinda. legal poder ver as pessoas que comentam, muitas eu conheço do meu dia a dia, mas a maioria a gente fica imaginando aqui quem e como é. Entre, leia e comente sempre.
Quanto ao carnaval, é um feta e tanto. Mas vale ir de ipod?


Obrigado Issana. Im-pa-ga-vel parece parte de samba enredo que m o car-na-va, ôôôô carnaval...

2:21 PM

 
Anonymous Anônimo said...

gásta...!!! carnavalesco vc já tem. vou falar c o Pedrinho 60!!! mais conhecido como meu pai :)

2:27 PM

 
Blogger MH said...

meu comment sumiu... snif...

amei, beibe! estou rindo tanto que na verdade estou é dando vexame no cyber de Parati!

Quero cantaaaaar! Devíamos ensaiar e desfilar na pracinha no carnaval, que tal?

3:53 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Todo Carnaval eu sempre me faço essa pergunta: foram os sambas que ficaram sem graça ou eu que cresci?

O último que eu gostei (recomendo procurar no youtube) foi do Hermes e Renato e se chama Unidos do Caralho.

Ok, tudo bem: eu não cresci.

7:33 PM

 
Anonymous Anônimo said...

ok ok ok...
Empolgação momentânia: claro que vc não vai gostar do Chiclete! (rs) Mas a gente toma 1 porre e garanto que vai se divertir!

Qd à marchinha... vamos praticar!

8:23 PM

 
Anonymous Anônimo said...

DEZ! NOTA DEZ!
Só senti falta de umas coisinhas: O esplendor, o resplandeceu, e da Grécia! (ou Egito, ou qualquer outro lugar onde houvesse alguma divindade pra fazer brilhar o meu lumiar!)

Beijos, clap clap clap


Lala

11:51 PM

 

Postar um comentário

<< Home

 
web site hit counter