domingo, agosto 05, 2007

Mi casa, su casa.

Esse fim de semana, passado praticamente todo ele solitário, teve poucos momentos de "nariz pra fora de casa" como gosta de dizer minha mãe. Entre escapadas matinais para ir à academia e uma visita rápida aos meus pais, resolvi tirar o corpo da forma do sofá pra um programa tipicamente paulistano: ir à Etna.

Etna, pra quem nunca ouviu falar, é uma mega loja de decoração. Pra quem conhece a Tok Stok ou a gringa Ikea, vai quase na mesma linha (com a licença poética da Ikea que é mil vezes melhor e mais barata).

Pois é, tava precisando de umas coisas aqui pra casa. Nada especial, só uma vasilha para por minhas frutas e um daqueles trecos que a gente pendura no box pra colocar shampoo e sabonete. Sim, já que eu uso shampoo, vamos pendurá-lo em algum lugar de fácil acesso, não?

A Etna é um lugar perigoso para meus instintos consumistas. Aliás, existem alguns lugares que, se a grana do banco não tá lá essas coisas, é melhor nem passar perto. Etna, lojas de tênis me geral, Livraria Cultura... Mas fui focado. Sem gastos extras Senhor Gastón. Sem gastos extras.

Na verdade acabei dando uma vaciladinha e levando também um amolador de facas. Faz tempo que eu tô precisando, as minhas já estão esborrachando tomate de tão ceguetas.

Meu apartamento é arrumadinho. Nada de mais. Porém, costuma arrancar elogios dos visitantes. Bom gosto? Sim, isso eu tenho. Pra arrumar casa, escolher mulher, comprar roupa e, como não poderia deixar de ser, fazer meu trabalho. Sim, o feio depõe até contra minha profissão.

Ap pequeno e gosto "clean". Combinação certa. Assim não corro o risco de trazer tranqueiras. Cada elemento que entra tem que ser muito bem pensado. Aonde vai ficar, aonde vai guardar, se é realmente indispensável. Mantém os impulsos no lugar.

Sinto que, decorar a casa é mania antiga entre os paulistanos. Ontem tinha fila de carros na Berrini (avenida onde fica a loja). Eu sei que fila nessa cidade é lugar comum. Mas nunca vi a Etna tão entupida de gente.

E, pra quem tem seu canto ou está pensando em ter, é mesmo uma delícia andar por lá. A gente vê aquele bando de gente sonhando. A maioria só sonhando mesmo. Imaginando uma casa melhor, maior, mais bonita. Pensando que bom seria mudar tudo. Comprar algo pra casa é dar um presente pro seu dia a dia.

Eu gosto. Por mais que nesse apartamento, por hora, as coisas estejam bem arrumadas. De volta à ativa só quando tiver grana e coragem pra montar o escritório.

Pois é. Cuidar da casa é programa de Paulistano.

Quem não tem praia, caça com sofá e TV de plasma.

12 Comments:

Blogger MH said...

A Etna é mesmo um perigo. Vou me enrolando e controlando só porque ainda não tenho a minha casa, não tenho porquê gastar dinheiro e acumular coisas que não posso usar. Mas é tentador!

9:05 AM

 
Blogger Juliana Mattoni said...

Gastón,
eu, super carioca, não tenho ido à praia, o tempo não está lá grandes coisas... E ontem tb passei minha tarde na Tok Stok (uma pena eu não ter uma Ikea) fazendo compras para o meu lar...Não tem nada mais gostoso do que enfeitar a casa da gente.

10:13 AM

 
Blogger Renatinha said...

Adoro ir na Etna, principalmente para almoçar.... hum.... bjs Re

10:48 AM

 
Blogger urbenauta said...

Nossa senhora... Eu não vou em um lugar que remete a um vulcão ativo! Eu posso sair com o bolso queimado!

11:26 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Quase nos encontramos...
Vi 1 propaganda de liquidações e me deu 1 vontaaaaade... tem preços realmente valendo a pena???

11:41 AM

 
Blogger Unknown said...

hum adoro sonhar, olhando as revistas ou indo lojas de decoração... ai eu perco até a hora...rs

bjo otima semana,
Cris

11:47 AM

 
Blogger Fabi said...

Gasta entao esse foi o fds da casa. Várias pessoas que conheço fizeram a mesma coisa. E eu tambem. Consegui comprar o ninho próprio e tô aos poucos, bem devagar colocando como gosto.
bjs

11:51 AM

 
Blogger UrbAnna said...

Gasta,
Curitibano tb gosta desses programinhas... Sábado e domingo as lojas ficam abarrotadas!
Eu passo hoooooras dentro da Tok&Stok, ou da Havan, ou das lojas de materiais de construção que têm espaços bem variados exclusivos de decoração, iluminação, etc...
Mas... não tenho ido muito pra não fugir do foco. A casa tá legal, é hora de mudar o carro! Foco é tudo nessa vida, principalmente pra gente que não tem salários absurdos e regalias como os políticos!
Beijo

5:11 PM

 
Blogger Gastón said...

Beibe, é a casa do capeta de tentador.

Ju, se tivesse uma ikea no mesmo esquema gringo, estariamos salvos. É legal e baratinho.

Re, nunca almocei lá, mas vejo aquele restaurante sempre cheio.

É Urbe, e queimar dinheiro não é conosco, certo?

Aninha, fui alone. POdia ter ido comigo. Olha, eu fui atrás de house ware. Lá o preço disso é bacana.

Cris, também curto muito. Depois que montei o ap, fiquei ainda mais ligado nessas coisas. Legal montar nosso canto.

Fabi, você também anda pelos pratos e copos ultimamente? É bom de mais isso, não é não?

Anna, Havan a gente não tem aqui em Sampa, Tok Stok sim. A Etna é gigantesca. Tem coisas muito legais. É isso aí, agora foca no carro ;0)

9:57 PM

 
Blogger Cláudia said...

Preciso comprar uma maquina de lavar roupas nova e to fazendo pela internet, só pra não correr riscos.

12:32 PM

 
Blogger Ana Paula said...

Ai que saudades de São Paulo... Saudades da Etna... Saudades de falta de praia, de tardes no Ibirapuera! Sou uma carioca/paulista exilada aqui no Rio.
Ah, prefiro Ikea, também!

1:09 PM

 
Blogger Tati said...

amo a ETNA, pelo menos aqui na roça tem uma em Campinas! Mas acho que já está ficando meio tok stok demais!
voltei, querido!
Beijos

2:16 PM

 

Postar um comentário

<< Home

 
web site hit counter