domingo, julho 22, 2007

A medida do tempo

Quem inventou esse negócio de fim de semana tava muito certo. Às vezes tenho a sensação de que é mesmo a medida certa que se proporciona entre prazer e trabalho. Rala-se o suficiente para dar graças a deus pela chegada do sábado e domingo. Descansa-se o suficiente para encarar mais cinco dias na labuta.


Mas fala baixo. Inadmissível esse papo. Confessar que apenas dois dias de ócio nos satisfaz? Domingo à noite é, e sempre vai ser, horário nobre do nosso amigo bode. Segunda de manhã então, chama um guindaste pra te tirar da cama.


Bem que a gente tenta imaginar outra fórmula, mas será que alguma outra funcionaria tão bem?

Não seria ótimo trabalhar duas horas a mais todos os dias e ter 3 jornadas de folga ao invés de duas. Mas peraí, eu já trabalho duas horas a mais todos os dias...

Quem sabe trabalhar que nem um louco dois dias e depois compensar tirando três manhãs de folga. Mas eu já trabalho que nem um louco dois dias. Aliás, eu trabalho como um louco cinco dias, inclusive durante as hipotéticas manhãs de folga...


Trabalhar uma hora a mais por dia e tirar a sexta à tarde de folga? É, isso deve funcionar na Noruega.


Ficar dez dias trabalhando e quatro descansando? Não, essa eu não gostei.


Toda essa reflexão porque, fim de semana passado, fiquei confinado dentro da agência. Até certas horas da madrugada, inclusive. Passei 12 dias seguidos na pauleira até chegar o meus tão esperados dias de fim de semana.

Quando tenho que trabalhar de sábado e domingo, sofro da síndrome da quarta-feira. Chega no meio da semana e o cansaço bate forte. Sexta à noite, o sistema todo travou. Tilt no cérebro. Tela azul. Sem bateria pra mais nada.

Não tenho mais saúde pra essas coisas. Aliás, saúde eu tenho de sobra, o que eu me falta é saco mesmo. A quantidade de coisas que eu deixei de fazer pra dedicar meus dias de descanso ao trabalho me deixaram num mau humor sem tamanho.

A idéia de chegar na sexta à noite e saber que só vai descansar dali sete longas jornadas é de matar qualquer cidadão.

E já foi longe o tempo em que isso era privilégio de nós publicitários. Hoje em dia não tem mais profissão tranqüila.

Talvez o negócio do fim de semana possa estar mesmo certo. O errado deve ser o número de horas do nosso dia.

Umas trinta estaria de bom tamanho?



22 Comments:

Blogger Fabi said...

Gasta, meu careca favorito, o que você acha de trabalhar 2 dias na semana e descansar os outros 5?

Inverte isso.

Boa semana
bjk

12:50 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Oba!
Agora que eu já percebi que você é notívago feito eu (não TANTO quanto eu, mas eu não sou normal), venho pegar os posts frescos de domingo pra segunda!

Eu concordo com você sobre o tamanho da semana e do fim de semana. Aliás, quando eu era mais nova pensava tb que cada dia da semana era exatamente como tinha que ser (tirando o domingo à noite e a segunda de manha). Até quarta ainda dava pra encarar o tranco. Quando eu começava a me sentir de saco cheio já era quinta-feira e eu começava a sentir o cheiro do fim de semana.

Até o bode de domingo foi se atenuando com os anos. Felizmente, porque era uma deprê sem tamanho...

Beijoca!

1:53 AM

 
Blogger Aline said...

A minha teoria é fazer o fim de semana começar na sexta 12h30 e terminar na segunda às 14h. Já seria perfeito.

Boa sorte na semana longa! Pensa que o sábado demora mas chega.

Bjs.

7:52 AM

 
Blogger UrbAnna said...

Bom dia, Gastón!
Olha, na boa... se a semana pudesse começar às 14h de segunda-feira pra mim já estava de bom tamanho...
Odeio segunda de manhã.
Um beijo meu e um abraço do bode que tá aqui ao meu lado.

8:38 AM

 
Blogger Juliana Mattoni said...

Eu tenho uma grave síndrome dominical noturna, tenho pânico da voz do Faustão, dos Gols do Fantástico e de tudo que me lembre que é domingo à noite.
Concentro todas as minhas angústias e expectativas no domingo à noite e freqüentemente durmo mal de domingo pra segunda.
Agora, ficar sem fim de semana é pior do que ter SDN. Sempre que eu trabalho no fim de semana eu começo a questionar as minhas escolhas de vida.
Isso tudo pq seou taurina hein, um povo que trabalha muito e gosta.

9:14 AM

 
Blogger Cláudia said...

Eu acho sinceramente que trabalha-se em excesso, e que daria para ser tão eficiente quanto trabalhando menos, se todas as pessoas entrassem em comum acordo quanto a isso: clientes e fornecedores.
Ah tá, internet não tem hora, não tem fim de semana, é uma coisa dinâmica etc. E com isso, forma-se o círculo vicioso: quanto mais vc trabalha, mais tem coisa para fazer.
No meu ramo, não adianta colocar o povo para virar a noite, porque o cansaço prejudica a qualidade. No máximo até umas oito da noite (levando em conta que começam 8 da manhã), assim mesmo se for uma emergência. Todo mundo tem direito a vida familiar e ao descanso, e falo isso como empregadora, e não como funcionária. E mesmo seguindo esta filosofia aqui na empresa, nunca um prazo foi furado, nunca um cliente deixou de ser atendido.
beijo e boa sorte por aí

9:33 AM

 
Blogger Renatinha said...

Sempre achei injisto, q semana tem 7 dias... devíamos trabalhar 3 e meio e descansar 3 e meio.... isso é justo, nem tanta diversão e nem tanto trabalho.... bjs Re

9:58 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Gasta, eu acho que deveríamos ter o final de semana e meio período livre algum dia da semana. Acho que esta história de trabalhar exageradamente é em parte cultura organizacional, em parte da área que vc trabalha e em parte culpa de cada um. Eu agora adotei uma tática de chegar e sair na hora certa. Marco compromissos de maneira que eu não me permito ficar até muito mais tarde. Meu dia de trabalho rende muito mais, porque sei que não posso enrolar, e minha vida pessoal também melhorou. Não se pode viver apenas para o trabalho! :)
Beijão!
DD

10:48 AM

 
Anonymous Anônimo said...

É complicado mesmo...
Nascemos e vivemos neste mundo cheio de obrigações e responsabilidades. E, muitas vezes, nos esquecemos de nós e os momentos de descanso são momentos de catarse...
O negócio é conseguir equilibrar!
Eu naõ consigo, mas juro que vou morrer tentando.
Ao menos, descansou no fds, Gastón!? Jogou bola, comeu pudim, lavou sua careca, tomou um passe?
Bjs.
vivi

10:58 AM

 
Blogger Gastón said...

Fabi, eu acho tudo de bom. Mas meu chefe acha tudo de ruim. Como ela paga as minhas contas, vale o que ele acha. Fabi, quer ser minha chefe?

Cris, na verdade não é uma questão de ser notívago. Eu chego em casa depois das 21:00, até que janto, tomo banho, etc... acabo escrevendo tarde. è a tal da falta de horas no dia.

Aline, isso seria o paraíso. Mas quem é que deixa...

Anna, bom dia :0) Olha, eu, estrategicamente, coloquei meu dia de Rodizio aqui em Sampa na segunda. Então só entro as 10:30. Não é assim uma solução, mas ajuda.

Ju, domingo a noite é pânico. Nossa, televisão tem que ficar há quilômetros de distancia. Eu heim, fantástico, Pedro Bial, SZeca Camargo... tudo anúncio de Segunda chegando.

Clau, e publicitário entao que tem que ficar antenado com tudo? que horas a gente vai no cinema, teatro, vê TV, lê, etc...? incoerente isso né?

Re, eu voto em você pra presidente.

DD,aqui o lance não funciona. Porque meu horário é das 9:00 as 20:00. Esse é o mínimo e normal. Não tem relógio de ponto mas tem olho de chefe.

Vivi, descansei muuuuuuito. Fiquei na horizontal a maior parte do tempo. Bebi choppinho, fui no cinema, dormi, malhei, malhei de novo e dormi mais um pouco. Tô novo.

11:02 AM

 
Blogger MH said...

eu topo o dia de 30 horas. Desde que não aumentem as horas de trabalho, claro.

E vc, meu amigo, precisa de FÉRIAS. Merecidíssimas!!!

12:10 PM

 
Blogger urbenauta said...

Gasta:
São tempos hipermodernos! Antigamente, quem ralava até os ossos era o proletariado. O proletariado foi substutuído pelo cognitariado!
E infelizmente nós somos parte dele, nós vendemos nossa capacidade cognitiva. Mas fazer o que ?
Eu vou redigir um manifesto do cognitariado, ele começa assim:
Cognitariados do mundo, UNI-VOS!

12:46 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Hj eu queria que o dia tivesse 5 horas somente: PRA ACABAR LOGOOOOOO!!
Alguem que pretendia ir p/ a praia no seu primeiro dia (HOJE) das ferias de apenas 1 semana... precisa que as horas voem e que amanha acorde 1 dia ensolarado!
Putz... tô delirando... HELP!!
Se precisar de 1 psic. pra ajudar aí, me chama, ok??

3:38 PM

 
Blogger Fabi said...

Gasta querido, seria um prazer ser sua chefe... Mas não sei se pagaria todas as suas contas.

Beijo na careca

4:23 PM

 
Blogger Nana said...

Um amigo meu tem uma teoria sobre a semana perfeita. Seria assim: trabalha 3 dias, folga 1, trabalha 3, folga 2. Mas aí a semana precisaria de 9 dias...

5:23 PM

 
Blogger Gastón said...

Beibe, eu queria 6 hora a mais todo os dias mesmo. 1 hora pra escrever, 1 pra ler, 2 para ver um filme e mais 2 de lambuja para fazer o que der na telha.

Putz aninha, e mesmo. E os dias que custam a passa heim? Caramba, esses com 30 horas vão virar um inferno.

Fabi, simple life. Tá precisando de faxineiro? mando ver melhor que a Jô. E nunca quebrei um copo.

Nana, seu amigo não é muito chegado na matemática né? Exatamente que nem eu e meu dia de 30 horas...

6:58 PM

 
Blogger Fabi said...

Ótimo a vaga é sua e pode começar quando quiser.
bj

7:31 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Vc trabalha ao menos 11h todos os dias? Ok, eu também por vezes, mas isso não é rotina! Que horror! E aposto que vc está ficando milionário com tanta dedicação, certo? hahaha
Força aí amigo! rsrsrs
Beijão!

8:58 PM

 
Blogger Gatta said...

Ah, tenho que te contar. O relogio marca 22h05 e acabo de entrar em casa (sim, trabalhei ateh 21h30). Daqui a pouco tomo uma sopa. Amanha tenho que chegar no trabalho -- ainda -- mais cedo do que o normal. Nao ganho hora extra. Hoje ainda eh segunda-feira. Chove, faz frio. Mas eu to tao feliz. :)

ps: maluca?

10:08 PM

 
Blogger Gastón said...

Fabi, tô indo.

Urbe, pulei vc meu amigo, me desculpe. Onde é o primeiro piquete da categoria? Pega o megafone, imprime o manifesto e vamos lá.

DD, pior que não. A verdade é que tem alguém ficando rico às custas do meu trabalho.

Gatta, finalmente deu o ar da graça aqui heim? Humpf. Bom, as 22:05 eu ainda tava aqui camelando porque tenho uma entrega hoje. Hora extra? Isso é luxo. Mas a gente já sabia que ia ser assim né? Welcome to my world.

9:12 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Gasta,

campeão do dia na categoria "google search" do meu blog:

Como tirar fiapos de roupa preta.

Eu sou a única que usa aspas quando vai fazer busca no google???

12:13 AM

 
Blogger Ana said...

e o que mais me impressiona é que o povo ainda tem tempo para uma second life

10:05 AM

 

Postar um comentário

<< Home

 
web site hit counter