sábado, fevereiro 10, 2007

A Arte do Grand Finale

Talvez alguns que frequentaram o croquer ainda se lembrem desse texto. Foi um dos posts mais recentes. Hoje em dia, em tempos de muitas saladas e alimentação saudável, o grand finale fica ainda mais simbólico.

Gastón.


Grand Finale é quando você come alguma coisa e reserva aquele pedaço especial para a última garfada, colherada, mordida ou o que quer que seja. Não importa de que modo, o que interessa é deixar o que há de melhor no prato para fechar com chave de ouro.

Você monta o seu próprio quitute. Comer fica bem mais emocionante.

Sabe quando você coloca aquele pedaço de pizza no prato e já enxergou que no canto superior esquerdo, pouco antes da borda tem aquele tomate seco com aquela fatia de parma harmoniosamente posicionada? Para tudo porque é lá! Trace mentalmente o perímetro, calcule o ângulo da garfada e delimite onde as incisões serão feitas. Aí comece a comer visando estrategicamente deixar só aquele pedacinho.

Sempre tem uma pequena pausa antes do Grand Finale. Claro, não é uma garfada comum. Exige toda uma preparação. Lá está ele, o último, o eleito, a mais perfeita combinação de todas, o creme de la creme. Essa é a hora de descansar os talheres, dar uma respirada, tomar um gole de bebida pra renovar o paladar e olhar para as pessoas na mesa (mas tem que ficar com aquele sorrisinho no rosto, aquele de quem está por cima, de quem quer fazer todo mundo perceber que sua refeição vai acabar em grande estilo).

Pronto, já pode dar o golpe de misericórdia.

Não sei explicar muito bem, deixa aquela sensação de que você comeu o que poderia haver de melhor no mundo, sabe? Aquele pedaço você degusta lentamente, vai tentando prolongar o sabor ao máximo.

Todo prato tem um Grand Finale. Pode ser o cheese burger que concentra mais queijo na parte debaixo e gruda no papelzinho, pode ser a macarronada que deixa aquele molhinho pra comer com o pão, isso sem falar naquela calda de chocolate do seu Sunday do McDonalds com um pouquinho de amendoim que você “esqueceu” ali entre as lombadas do copinho só pra pegar na última colheirada...

Abençoados os adeptos do “ Save the best for last”. Essas pessoas são muito mais felizes.

Aliás eu queria agradecer a Kibon por ter lançado o Corneto que é um sorvete que já vem com Grand Finale de fábrica. Isso é que é se importar com o consumidor.

Mas meus amigos não é só isso não. Um certo ser nefasto precisava ser mencionado: o ladrão de Grand Finale. Aquela pessoa sem escrúpulos cuja vida é feita de um PF mal combinado, que come macarrão junto com arroz e feijão e que só percebe que o almoço acabou quando escuta o garfo riscar o fundo do prato vazio. Esse ser sem noção que olha pro lado, vê aquela maravilha no seu prato e é capaz de imaginar que, em sã consciência, você está deixando de lado aquele quitute.

Por isso tenha seu Grand Finale sempre bem vigiado, sua faca sempre bem afiada e num lugar de fácil acesso.

8 Comments:

Blogger MH said...

hummmmmmm... meu grand finale ninguém tasca! E quando algum olho gordo faz justo aquela última mordida cair no chão? que óóóóóóódio!
bjos

11:54 AM

 
Blogger Cláudia said...

tem de comer igual presidiário, abraçando o prato com o braço, pra ninguém catar o último pedacinho!

4:22 PM

 
Anonymous Anônimo said...

E gente que aceita 1 pedaço de 1 alpino???? Nem ofereço pra não correr o risco...
Não conto com o semancol das pessoas!! Não MESMO!! rs

5:58 PM

 
Anonymous Anônimo said...

E quem roba o Grand Finale? Depois da paradinha estratégica para vbeber algo, ou respirar...vem o cara e com uma super garfada leva os eu grand finale. Quero morrer...e matar!
Lu

6:47 PM

 
Blogger Gastón said...

Beibe, ultima mordida tem que puxar o prato junto do queixo.

Clau, faca numa mão, garfo na outra e os olhos indo de um lado pro outro.

Aninha, hahahaha, isso merece um post especial. Aceitar pedaço de alpino é foda.

Lu, envia a faca na garganta dele e tira por traqueostomia. Sem dó!!!

11:22 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Eu ADORO esse texto. Lá no Croque comentei sobre os ladrões... aqueles que pegam o palmitinho, a azeitoninha, o fundinho de alcachofra que você guardou só pra você!!!


Beijo querido


LAla

11:45 PM

 
Blogger Unknown said...

E quando o ser nefasto é seu namorado (a) ou marido/ mulher?? Humpf. Motivo para briga séria!

6:47 PM

 
Blogger Unknown said...

Minha mãe..Se alguém se aproxima do prato dela.. Leva garfada. Ela não tem misericórdia. Comida e grand's finales gastrônomicos não se brinca...

8:00 PM

 

Postar um comentário

<< Home

 
web site hit counter