terça-feira, janeiro 29, 2008

Vida soja.

Eu ando meio cabreiro com esse negócio de soja. Pergunta aí: ô Gastón, não tem nada melhor pra você se preocupar não?

Ter, até tem. Mas uma coisa não exclui a outra.

A soja é mais ou menos o plástico do mundo da comida. Eles pegam a mardita e fazem genéricos.

São milhares de versões sem graça de tudo aquilo que você ama. Existe todo um mundo paralelo feito de soja. A Paula Toler, por exemplo, é uma cantora de soja.

Leite de soja. Soja não dá leite, quem dá leite é vaca. Hello, acorda, vaca, aquele bicho que faz mu, sabe? Pra inventar leite de soja nego achou um jeito de ordenhar grãos. É muita vontade de fazer uma coisa de soja. Outro dia eu inventei de comprar um desses com sabor de fruta. Comprei de abacaxi. Aquilo não era bebida, aquilo era castigo. Você pode extrair confissões com aquilo. Será que a pessoa que inventou nunca bebeu? Alguem vai no supermercado ávido por um daqueles? Alguém acorda de manhã e começa o dia bebendo aquele troço? Não é possível.

Carne de soja. Você pega o marido da vaca acima, corta ele e vai achar picanha, alcatra, cupim, maminha, lagarto, costela, fraldinha, coxão-mole, coxão-duro, filé mignon, patinho... mas soja eu juro que você não vai encontrar lá dentro. Lembro de uma ex-namorada minha que uma vez inventou de comprar um saco de carne de soja e cozinhar aquilo. Nada me tira da cabeça que a gente jantou esponja de banho com molho de tomate.

E hamburguer de soja? Botei no George Foreman e virou uma rodela de feltro. No fim até que teve uma utilidade: colei o hamburguer embaixo dos pés da minha cama pra não riscar o chão. Funciona que é uma beleza.

E o tofu? O japão importa toneladas de Soja do Brasil e devolve tudo em Tofu (gente esperta esses japoneses) que é, nada mais, nada menos do que queijo de soja. Não, você não gosta de tofu. Algo que não tem gosto não pode ser gostado. É semântico. Já disse que quem gosta de tofu na verdade gosta de cebolinha e shoyu.

A última chance que que eu dei pra soja foram umas barrinhas de cereal que eu comprei no mercado. Afinal de contas, se trata de um cereal. Ali ela está adequada ao seu real propósito de existência. Pois nem nisso deu jeito. Barra de cereal já não é assim uma trufa, de soja então...

Pois esse negócio não dá uma dentro. Desistam dela, vamos dar uma chance, por exemplo, ao amendoim. Além do ovinho de amendoim, da farofa de sorvete e do Charlie Brown, não tem mais nada no mundo feito com ele. Porra, larga essa soja, vai cultivar amendoim. Amendoim é bom, milhares de elefantes e bêbados não podem estar errados. Ou então a cevada. Pô, um negócio que faz cerveja só pode ser bom.

- Ô Tião, solta aí um amendoim e um suquinho de cevada.

Bem melhor.

30 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Hahaha...
Adorei a definição: "mundo paralelo feito de soja."

Duas observações:
1) Durante um regime tive a coragem de comprar grãos de soja imitando amendoim. Blargh...
2) E por falar em amendoim, não sejamos injustos com seu melhor derivado: paçoca é muito bom e na Inglaterra tem um "sucrilhos"sabor amendoim fenomenal.

Beijos,
Rafa(ela)

7:43 PM

 
Anonymous Anônimo said...

O Brasil só podia ser essa nhaca de país mesmo. Pudera, o segundo exportador de soja do mundo.

Melhor investir mesmo em álcool mesmo que é muito mais gostoso e ainda dá barato.

7:45 PM

 
Blogger Ana said...

Eu gosto de Ades, de verdade. Mas imagine o meu trauma quando, num restaurante, peguei tofu achando que era queijo branco... mifu.

11:07 PM

 
Blogger Mulher Solteira said...

Hahahahaha, você tinha que chamar a Paula Toler de "cantora de soja" só pra aticar a fúria de um certo alguém...

Não esqueça: "burn out liiiight!!!!" ;)))

11:28 PM

 
Blogger Yara said...

Opa, paçoquinha é danada de boa, principalmente porque já vem pronta e não precisa descongelar :o)

7:31 AM

 
Blogger ANNA said...

Hahaha!! Assino embaixo!
E neguinho ainda fala que se fechar os olhos e comer a tal carne de soja, sem saber o que eh, vc jura que ta comendo carne mesmo! Na duvida, nao provei! E nao provo!
Cada qual com seu cada um: vaca eh vaca, soja eh soja!

8:28 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Soja é uma tristeza. Não entendo como as pessoas conseguem comer aquela coisa, não gosto nem das benditas barrinhas, parece comida de passarinho..
E o suco de soja, já existia algo bem melhor do que isso e bem parecido, chama-se iogurte.

8:42 AM

 
Blogger Gastón said...

Rafa, amendoim é bom de mais. Paçoca então, nem se fala. Agora, eles tentaram fazer até amendoim de soja? Canalhas...

Ana, eu não curto Ades não. Mas tem uns que são razoáveis. Agora aquele outro da nestlé, de abacaxi é intragável.

Mulher solteira, em contra-partida tenho uma outra amiga que vai adorar o fato :0)

Yara, paçoquinha é um negócio bom de mais. Tá vendo, amendoim rulez!

Anna, voce resumiu brilhantemente: soja é soja, vaca é vaca rsrsrsrs. Quanto ao sabor da carne de soja, não tá perdendo nada MESMO.

Erica, soja dá depressão de tão ruim que é o gosto. Iogurte é bom de mais. Agora eles me inventam iogurte de soja tb. Eca.

8:52 AM

 
Blogger MH said...

Soja... comi um estrogonofe com carne de soja que estava muito bom, mas tbem, super temperadinho, só a textura era esquisita. E soja torrada temperadinha (o tal "amendoim de soja) é gostosinho, vai bem com cerveja e coca-light. é menos gordo que o "original". Mas ele é muuuuuito melhor. E manteiga de amendoim? delícia... amendocrem é trash mas é bom tbem. Aliás, falando em manteiga de amendoim, diz que nos EUA usam tanto isso que de alguns gerações pra cá aumentou muito o número de crianças alérgicas a amendoim. Coitadas!!

10:04 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Tudo de soja é muito ruim!!! Mas o suco...há controvérsias. Lembra qdo vc era pequeno que tinha aqueles sucos de saquinho chamado Mupy? Vc enfiava o canudinho o saquinho pra beber? Era bem gostoso (o meu preferido era de maça)...Lembrou? Pois é, aquele suquinho era de soja tbm!
Na verdade ele ainda existe, mas é de caixinha, então não tem mais graça nenhuma tomar aquela porcaria...

10:55 AM

 
Blogger mc said...

rânei, não fala assim! A safra da soja esse ano até começou mais cedo que o normal. Porque eu sei disso? Vai tentar encontrar caminhoneiro disponível nessa época do ano, vai.

12:41 PM

 
Blogger Gastón said...

Beibe, vc gostou do molho do strogonoff. Porque a carne tinha o gosto do molho. É ou não é?

Ciça, muppy... eu tomei muppy quando era pequeno. Mas eu não posso mudar minha postura do contra. Agora eu tenho que falar mal. Muppy, eca.

Rânei, tá vendo? Até caminhão esse treco empata.

1:09 PM

 
Blogger UrbAnna said...

Assino embaixo!
Também não consigo gostas desse mundo paralelo da soja, apesar de que minha cunhada vive dizendo que é bom pra isso, melhor ainda para aquilo, e assim por diante.
Até o "amendoin de soja" ela já tentou me fazer gostar, mas ainda não consegui.
O tofu então, por este eu declaro meu desprezo total.
Ades eu tomei por um tempo, mas hj não consigo nem com o cheiro...
Sou total a favor do universo paralelo de amendoim... este além de ser gostoso pode trazer muitos benefícios aos casais...
Beijo
(urb)Anna

1:25 PM

 
Blogger Celeste Garcia said...

Ahn, acho dessa vez eu tenho que descordar um pouco: até que eu gosto daquele suquinho de soja (o Mupy! isso me lembra quando era pitoquinha) e de Tofu... :B

É, mas carne de soja...realmente, é intragável, esponja pura aquilo!

1:42 PM

 
Blogger MH said...

Genial. Eu vou além, soja não existe. deve ser algo inventado em laboratorio, asssim como o catupiry. Aliás, pega um queijo de soja, põe numa ratoeira....eu te dou 1 milhão se um rato chegar perto.

- Queijo uma ova!!!

3:43 PM

 
Blogger Renatinha said...

Super apoiado.
Soja não é nada mais que invenção da mídia, pois deve ter tido uma safra grande e nos empurra este nojo para comer.
Vamos cultivar algodão... rsrsrs
bjs
Re

5:11 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Adoreiiiiiiiiiiii...rsrsrs

....sou ovolactomaritimogetariana...inventei tudo issso pra dizer que não como carne de porco, boi, baleia, e frango... mas mesmo assim não como soja... uma vez comprei um suco de soja e ele ficou décadas na geladeira depois que eu exprimentei....é muito ruim mesmo...^^

depois dá uma olhada no meu blog...

www.reislais.blogspot.com

kissus moço

7:05 PM

 
Blogger Gastón said...

Anna, sensacional essa observação. Se a gente promover o amendoim as pessoas vão ficar mais, como diria, taradas. Sensacional.

Celeste, eu preciso manter a pose de anti-soja. Por isso eu vou negar o Muppy (que eu sei que é bom). Mas é só pra não me contradizer ;0P

MH, se vc colocar um tofu numa ratoeira vai pegar um japonês.

Re, é isso aí. Soja é coisa ad rede globo. Aquele Globo Rural não me engana.

Lais, aquele de abacaxi que eu coloquei no post tá lá na minha geladeira enfeitando. Vou jogar fora. Pode deixar que já, já tô lá no seu blog pra fazer uma visita.

9:05 AM

 
Blogger Tati said...

Bom, como boa vegetariana... Concordo com vc! Sou veggie e não como soja, só o hamburguer, que vc deve ter comprado perdigão, que é uma porcaria. Compra o Sadia que é bom!!!

Vou voltando aos poucos às minhas leituras.....
beijos

10:35 AM

 
Blogger Celeste Garcia said...

Se esse nem é o predileto, imagina seu melhor texto!
Você escreve muito bem, tô é uma besta aqui! haha :}

Amores efêmeros lembram paixões platônicas; isto, se não forem sinônimas.
Como você disse, ele é arrebatador, unilateral, ‘despretensiosamente barato’. Dele vêm mirabolâncias descartadas pela razão, e que ainda assim nos confortam. Devaneios não têm limites quando se trata de amor – mesmo àqueles de eternos 60 segundos.

Adorei seu texto! Se tiver mais alguns, pode me mandar que ficarei mucho feliz ;)

Beijo, Gastón :*

11:01 AM

 
Blogger MH said...

VOCE ACABOU DE SER PREMIADO (A) COM UMA FANTASTICA INDICAO EM MEU BLOG. PASSE LA E RETIRE SEU PREMIO O MAIS BREVE POSSIVEL.
ESSA BOMBA VAI EXPLODIR EM 3 SEGUNDOS. 3…2…1….(Katabluf!!!)

2:26 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Sabiiiiiia que a Paula Toller era soja, sabia!

Dizem que soja faz bem para a TPM. Homens deviam ter sempre um suquinho de soja na geladeira para a namorada, heim?

3:00 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Adorei! Paula Toller é mesmo uma cantora soja! Genérico que não cola! Eu até acho gostosinho o "amendoim de soja" e o "Muppy", mas abomino carne de soja e qualquer outra coisa do gênero.
"Soja é coisa da Rede Globo". hahahahaha! Sensacional!
Besos!!!!!

8:20 AM

 
Blogger Celeste Garcia said...

Eu te respondi lá no link de comentários do texto :)

Bão carnaval pra ti!

;D

10:55 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Estudava em escola pública, ou seja, hora do recreio era hora de bater AQUELA tchêpa deliciosa. Porém, servir pão com carne de soja dentro ou macarrão com carne de soja junto, só podia ser sacanagem dos cozinheiros, né? Abração, Gáston!!!

11:53 AM

 
Blogger Aline said...

Meu marido adora essas coisas de soja. Eu detesto. Só tem uma coisa que é muito boa, mas difícil de achar (só em alguns restaurantes japas). Chama edamame e é a soja ainda dentro da capinha verde (tipo ervilha fresca, sabe?). Serve com sal e você tem que tirar os grãozinhos de dentro (não se come a capinha verde). Não tô convencendo... Talvez com o seguinte argumento: é ótimo com cerveja!

Bjs.

3:13 PM

 
Anonymous Anônimo said...

gente,vo descorda mupy e ades vai bem,e ciça ainda tem mupy de saquinho q vc enfia o canudinho,eu mesmo so revendedora do mupy de saquinho e vende muito bem.o resto nao da mesmo pra comer.

9:14 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Finalmente alguém falou a verdade sobre a soja...

10:34 AM

 
Blogger Flávia Stefani said...

Ah, eu gosto de soja. Aqui em Nova York tem umas opções tão, mas tão boas. :) Tofu, por sua vez, é de fato intragável.

2:08 PM

 
Anonymous Anônimo said...

kem iventou a manteiga de amendoim foi a mulher do licon

11:43 AM

 

Postar um comentário

<< Home

 
web site hit counter