domingo, janeiro 13, 2008

Meu nome não é Johnny. Infelizmente.

Ataulfo tinha um grande problema. Como assim que problema? Que nominho danado de feio era esse que o rapaz carregava há 29 anos?

- Caramba Pai, que nome é esse que o senhor foi colocar em mim?
- Meu filho, seu avô se chamava Ataulfo, eu me chamo Ataulfo e você também só poderia se chamar Ataulfo.
- Mas meu irmão se chama Jorge. Jorge é um nome bacana. Todo mundo chama ele de Jorjão. E eu?
- Mas você veio primeiro, meu filho. Eu e sua mãe não sabíamos se iríamos ter outra chance de ter um filho homem.
- Pai, geralmente quem é sorteado primeiro fica com o melhor prêmio.
- Meu filho, Ataulfo foi um grande Rei da Espanha.
- E eu sou o grande Rei da Chacota.

Mania besta essa de ficar colocando o mesmo nome nos varões da família. No fundo, no fundo, soava a vingança. Aguentou ser chamado de nome esquisito a vida inteira e queria dividir o fardo. Ou então era uma tentativa de povoar o mundo com Ataulfos e tornar aquilo tão comum quanto José. A hora que ficar comum, todos deixarão de estranhar.

Na escola, sempre que começava o ano era a mesma coisa:

- Adriano.
- Presente.
- André.
- Presente.
- Ataulfo. ATAULFO?
- Presente.

Sorte dele quando na quinta série entrou no colégio um tal de Oliúdi. Disseram que o pai do menino gostava dos comerciais da marca de cigarro. Ninguém mais perturbou o Ataulfo até chegar ao fim do segundo grau.

- Boa tarde. Qual a sua graça?
- Ataulfo.
- Nossa, isso tá mais pra desgraça. Ataulfo?

Essas e outras piadinhas, ele ouviu a vida inteira.

A cada nova novela das oito ele rezava pra ter um galã homônimo. Aí sim o nome vira moda e todo mundo começa botar no filho a mesma alcunha do personagem do Tarcísio Meira. Mandou até carta com sugestão pro Manuel Carlos.

E as namoradas? Perdeu um monte delas. Era sempre assim, ele ganhava a garota e ela nunca apresentava ele pra ninguém pra não passar vergonha. Aí quando não tinha mais jeito, elas arrumavam um apelido pra dar uma disfarçada.

- Pai, mãe, esse aqui é o Tatá.

Tatá? Coitado do Ataulfo. Teve uma que não tinha pensado no apelido, deu ataque de pânico na hora e ela emendou um "Gente, esse aqui é o Ufo".
Chamaram o Ataulfo de Ovni até o fim do namoro.

Acha que é só isso? O sobrenome do nosso amigo é Costa. Ataulfo Costa. Batata: nome de cantor de bolero.

- Pai, e se eu tivesse nascido mulher, iam me chamar de quê?
- Ué, Farairdes. Como sua mãe e sua avó.

É, até que Ataulfo não foi tão mal negócio.

18 Comments:

Blogger ANNA said...

Poderia ser bem pior! Ataulfo soa normal para quem mora na Cupertino com Ataulfo. Alias Cupertino Durao foi uma super sacanagem! Imagina o que o coitado nao sofreu... Quanto junta nome estranho com sobrenome esquisito eh piada para o resto da vida!
Eh uma maldade esse negocio do pai passar o peso do nome "pitoresco" para o filho. So pode ser de viganca mesmo "Vou fazer ele passar por tudo que eu passei... hehehe"

Qual sera o sobrenome do Ataulfo?

11:51 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Oi! Sempre passo no seu blog, mas faz tempo não comento. Mas hoje seu texto me fez lembrar de uma pérola ainda dos meus tempos de filha-do-pai-da-noiva.
Meu pai, sempre irônico, costumava falar para todos: esse é o Tal do namorado da minha filha. Acredita que meu tio, apenas quando recebeu o convite do casamento ficou sabendo que o nome dele não era Otaldo? Pior, tenho uns 3 cartõeszinhos de presentes assim: Rafa e Otaldo, que a harmonia e a felicidade (e vice-versa) perdurem na vida de vocês, blá, blá, blá... Mereço.
Beijo grande e feliz ano novo.
Rafa (Pri, PUC, Cris...)

12:14 AM

 
Blogger lucy said...

hahahahahahaha demais Gastón. Meu pai tem em casa uma listinha de nomes estranhos que vão no consultório dele, um se chama Uaudisnei, que tal??!!
Beijos Lu

6:54 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Acho pior ter nome comum.
Quando me chamam no consultorio do dentista levantam mais 3, na escola sempre me chamavam pelo sobrenome pq já tinha pelo menos 4 com mesmo nome. E o sobrenome então ? ...putz... Em resumo, testado e pesquisado eu tenho no país 23 homônimas ! Vc sabe oque isso significa ? Morro de medo de acabar presa. Mas ai tem o nome da mãe para tirar a duvida certo ? Errado. Minha mãe se chama Maria ! Aff !

7:36 AM

 
Blogger Fabi said...

Ataulfo nem é tão ruim assim. Tem piores.
Mas associo Ataulfo a cachorro, rs

bj

9:33 AM

 
Blogger Gastón said...

Anna, Cupertino Durão é fantástico hahaha. Coitado desse homem. O Sobrenome dele é Costa. Ataulfo Costa. Cantor de bolero :0)

Rafa, hahahahaha, excelente essa história. E Otaldo é de doer. Bom ter você por aqui.

Lu, em algum lugar nos meus arquivos aí tem um post chamado "Frontino Eunápio". Não sei se você já leu, mas é só sobre nomes estranhos. Uaudisney é maravilhoso. É aquele cara que inventou o miquei mausi né?

Lunna, sabia que até eu tenho homônimo? Que eu saiba tem um na Itália (como não poderia deixar de ser com o nome que eu tenho) e outro brazuca mesmo. Legal googar meu nome completo. Além dos itens a meu respeito (falando de campanhas publicitárias) de lambuja tem lá uns lances que eu sou tri-atleta rsrsrs.

Fabi, excelente nome pra um São Bernardo, não?

10:13 AM

 
Blogger MH said...

Certa feita (adoro começar uma historia assim), eu fiquei flertando com uma garota. Ela era lindaaaaaaaaaaaa, muita areia para meu caminhão. Mas ela não parava de olhar e eu olhei tambem. Alguns minutos fui falar com ela...e o papo rolou bacana. Papao vai, papo vem sorrisos...tudo perfeito.
Data Venia (nao sei o que isso significa, mas tenho usado muito pq soa bem), chegou uma hora que perguntei

- pucha vida, ainda não perguntei seu nome
- Méia
- Heim????
- Méia
- ...
- ...

Ela me deu o telefone no fim da noite. Eu nunca mais liguei.

10:21 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Ataulfo? Po, Ataulfo é chique... É no Leblon.

Sou mais o Dáblio, Uerley, Sirene, o Harley e o Davidson! Todos esses eu conheço de verdade, não só pelo nome...

1:04 PM

 
Anonymous Anônimo said...

HAHAHAHA...Eu tenho um ex-namorado que se chama Odair e o pai dele tem o mesmo nome. Ele disse que pra se vingar o filho vai se chamar exatamente como ele...hahaha
Ainda bem que não vai ser filho meu...hahaha
Mas o que eu tô falando, né?! Cecilia é um puta nome de velha...Dona Cecilia...hahaha

4:08 PM

 
Blogger Gastón said...

MH, um brother meu pegou uma menina que se apresentou como Diana. Todo mundo chamava ela de Di. Mas o nome dela era Edmir. Sacanagem. E era gata. Eu mataria meus pais enquanto dormiam.

Fe, Ataulfo é no Leblon? A rua que a Anna falou? Onde você conheceu esse povo, me fala? Tem um encontro anual dos nomes esquisitos?

Ciça, até que Odair não é tão mal. É mais comum, tem o Odair José, teve um lateral do Parmera com esse nome, rsrsrs. Cecília é nome de senhora séria e que não tira fotos se jogando no meio da rua, por exemplo.

4:15 PM

 
Blogger Cláudia said...

Namorado com nome esquisito é meu departamento: já tive um Péricles e depois um Oreste Angelo...

Tinha um amigo em Brasilia que era Ermenegildo Jr, pq papi era Ermenegildo. Gente, vamos combinar que Ermenegildo, só o Zegna?

beijo

6:11 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Uma amiga sua (e amiga minha, né) indicou seu blog... gostei... vou indicar no meu... se quiser conhecer, dê uma olhada... http://hugoharris.blogspot.com

Falow

8:17 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Olá,

Sempre visito seu blog. Dou muitas gargalhadas, hj resolvi sair do anonimato.
Sim, tinha um colega de turma da faculdade que o nome dele era Arnufo.
abs,
Rachel

8:59 PM

 
Anonymous Anônimo said...

NADA vence oreste angelo
impagável seria ver a mãe dele no parquinho: oreste angeloooo! vem cá com a mamãe vem!
tudo em italiano, claro. do it but do it with class.

9:21 PM

 
Blogger Gastón said...

Clau, Ermenegildo é uma desgraça completa. Aliás, o cara deve ter ficado às lágrimas quando viu que tem uma grife com o nome dele.

Oi Rachel, seja bem-vinda aos comentários. Não volta pro anonimato não heim? Hahahahaha, Arnufo eu nunca tinha ouvido falar. Nossa, de longe, é muito pior que Ataulfo. MUITO.

Bela, Oreste Angelo, não vai sujar o shortinho! Rsrsrs. Mas realmente, em italiano a coisa sobe de patamar. Belinha, agora que você é jornalista vê se comenta mais aqui né?

8:38 AM

 
Blogger Gastón said...

Hugo, foi a Carol quem indicou né? Legal cara, vou lá te fazer uma visita logo, logo. Seja bem-vindo :0)

8:57 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Olha ai !!!!
Só para ilustrar... um "Arnolfo" semi ilustre..
O famoso produtor de discos Liminha foi batisado como Arnolfo.
Não é pra menos que se chama Liminha agora né ?
Abr

11:23 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Tinha uma amiga no Colégio que foi apresentada para a tia do namorado. Bucetildes. Ela entrou em pânico e perguntou: "como é que eu te chamo? de Tia Bu?"

11:05 PM

 

Postar um comentário

<< Home

 
web site hit counter