segunda-feira, abril 16, 2007

Braços abertos.

Dez horas da noite. Cheguei ao Rio às escuras.

Primeira visita. Fundamental ir pra lá com um grande camarada. Grande cicerone e guia turístico fluminense. Mas o cara é Flamengo. Uma vez e até morrer.

O pai dele, apaixonado e preocupado com a cidade, veio ditando o tom pelo caminho do aeroporto rumo à Barra.

- Tem certos lugares do Rio de Janeiro que a gente tem que evitar durante a noite.

É meu novo amigo, assim é em todo lugar. Aqui onde eu moro isso acontece sempre que uma rua cruza com a outra. Num lugar que, pra espanto de quem é de fora, a gente chama de Farol.

- Mas o Rio de Janeiro é uma cidade linda de mais.

Mal vejo a hora de amanhecer.

Mas antes do dia raiar, ainda tinha coisa pra fazer e Devassa pra beber.

Primeiro contato com os nativos. Dois beijinhos. Concentração, um depois outro. Pra não deixar ninguém no vácuo. Aqui isso soa estranhamente formal.

E foi só abrir boca que...

- Vem cá, você é Paulista?

- Sou Paulistano.

- Meus pêsames.

Quem morreu? O samba? Não somos chegados.

Que abuso. O sol nem levantou. Não se critica um paulistano à noite, sabia? A praia é sua e a noite é minha. Esse foi o acordo na hora de inventar as duas cidades. Mas eu só ia entender o porque da cutucada no dia seguinte. É mágoa. É marra. Porque o breu esconde toda aquela beleza. Por isso o carioca às vezes não se dá bem com a noite. E nem com a gente.

Atravessei a cidade. Barra, Leblon. Durante o caminho, uma informação por segundo. Uma vida inteira contada em linha reta.

Primeira das horas cariocas. Curta. Primeiras impressões.

Muito pouco pra quem está tão curioso.

Amanhã é outro dia.

Pra eles eu sei que vai dar praia.

Eu vou dar o ar da graça.

Vamos ver se o cristo me abraça.

18 Comments:

Anonymous Anônimo said...

"A praia é sua e a noite é minha. Esse foi o acordo na hora de inventar as duas cidades."

Rio e Sampa são dois personagens do Feitiço de Áquila. Sensacional.

Eu adoro cutucar São Paulo com os meus nicks no msn. É como irmão: você gosta pra caramba, mas não perde a chance de dar uma sacaneada de vez em quando. Faz parte e gera boas risadas.

Ainda sobre essa história de sacanear:
"Meus pêsames" não pode ser considerado zoação. É falta de criatividade mesmo. Piadinha batida.

Foi bem legal e espero que isso tudo renda bons posts. Toda vez que eu levo alguém daqui pra lá, conheço ainda mais aquele lugar. Afinal, eu gosto de Sampa, mas sempre a traio com o Rio.

4:05 PM

 
Anonymous Anônimo said...

O Rio abraça sim os paulistanos. Uma pena que ninguém abrace mais aquela cidade maravilhosa.
Curta minha terra. bjs

4:19 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Talvez eu seja a carioca mais paulistana que você conheça... Às vezes eu acho que nasci na cidade errada. Fui feita pra Sampa. Eu caibo direitinho aqui!

A única coisa que me fala que eu pertenço à cidade maravilhosa é o coração batendo forte e os olhos cheios de emoção quando vejo aquela vista. Qualquer uma!

Beijos e a próxima é comigo, hein

4:22 PM

 
Blogger MH said...

O Rio é fenomenal. Sou São Paulo até a morte, mas escapar pro Rio de vez em quando é tentador... até pra dar um certo equilíbrio à vida!!

mas estou feliz que vc só foi por um fds!!! welcome home, beibe!

4:34 PM

 
Blogger Unknown said...

cute ;)

4:41 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Que bom que vc voltou!
Que pena que continua corrido...

Bem... imagino que deva ser lindo mm! Gd vergonha eu não conhecer o Rio! Quero ver as fotos...

Bjinhos

5:28 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Gaston, misterioso vc não acha??? Um lugar que agente vê na televesião todos os dias, mas quando chega....dá um frio na barriga...e aí vc oplha em volta e nem acreddita..."Tô no Rio de Janeiro!!!!!" Ja fui algumas vezes, quero ir outras, sentir essa sensação que eu não consigo explicar...Será que eles sentem isso o tempo todo??? Talvez por isso amam tanto essa cidade, né?!
Beijos e boa semana!!!

7:43 PM

 
Blogger Gastón said...

Rods, você é quase Paulista. Eu disse quase ;0)

Re, isso a gente ouve por todos os lados. Como aquilo é lindo e como as pessoas se ficam sentidas de ver algumas coisas se degradando.

Fernandinha, realmente você se encaixa perfeitamente em Sampa. Tá me devendo o SEU Rio ;0)

Beibe, não ia te deixar não. Aliás, japa hj né? tenho fotos e histórias.

Anna O., não é que me inspirou? ;0)

Aninha, nunca é tarde. E vale muito a visita. Lindo.

Clau, tem uma aura em torno daquilo que a gente tanto vê por aí. Realmente, é de cair o queixo.

11:30 PM

 
Blogger . fina flor . said...

Sei bem o que viveu, eu vivo sob essas piadinhas há 7 anos, desde que me mudei e olha que sou paulista, nem sou da capital, rs*

beijos, dear e aproveite porque essa cidade é liiiiiinda meeeeeeeesmo

beijocas

MM

12:26 AM

 
Anonymous Anônimo said...

é. o rio de janeiro continua lindo... mas vc ficou na Barra? tem de ficar no Catete, com a cabeça embaixo dos arcos da Lapa. eles ainda falam em samba, aquilo para mim é rock and roll!!

10:26 AM

 
Blogger Tati said...

amoooo aquilo tudo! amo! sou paulistana com coração muito carioca!
E sabe quem me apresentou o Rio, nos idos anos de adolescente, né? A Fê... íamos passar fim de semana lá, tipo bate volta da escola, maravilhoso...
Beijos

11:01 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Você não conhecia o Rio? Como assim? E aí, me conta: comeu os bolinhos do Bracarense?
Beijo

2:43 PM

 
Blogger Ana Téjo said...

Ai, eu AMO o Rio. Devia ir muito mais do que vou. Devia ir todo fim de semana. Talvez devesse morar lá. Vou pensar melhor nisso...
Beijos, queridão. Lindo post.
Em tempo, o Cristo te abraçou?

5:21 PM

 
Blogger Juliana Mattoni said...

Não acredito que figura tão ilustre está na minha cidade!
Que pessoa babaca essa dos pêsames! Eu sou a favor da ponte aérea, eu e meus amigos tratamos paulistas muito melhor...
beijos

9:06 PM

 
Blogger Unknown said...

já respondi tua pergunta sobre como postar mp3, viu? tá lá nos comentários...
agora pergunta de carioca: foi ou não foi no bracarense??? comeu cuscuz (carioca) na praia? no devassa já deu pra perceber que fostes... que mais? hein, hein? (pressão braba rolando, queremos posts!)

9:08 PM

 
Blogger Gastón said...

Monica, cidade maravilhosa é pouco. Agora 7 anos de piadinha... ningém merece.

Holly, a barra foi só o dormitório. E dormi pouco, fiquei na rua dia e noite.

Tati, o rio é de mais. Mas eu sou paulistano até o talo.

Nana, viu só quer vergonha? Comi sim o bolinho do Braca, se não uma certa pessoa do comentário acima ia fazer até greve de blog... ;0)

Ana, nem pense em morar no Rio. Agora que vc está há 4 cadeiras de distância? Jamé fia, jamé!

Ju, dei o maior "rolé" na sua cidade. Muito bom, muito bom meeeesmo. Da próxima vez eu aviso com antecedência e a gente combina um chopp.

Anna, eu vi sua resposta. Tks a lot. Logo, logo eu solto meu post com sons :0). Não comi cuzcuz porque não fui à praia dessa vez. Em 2 dias de Rio eu dei preferência a outras coisas. Se fosse a praia deixaria de conhecer muitas coisas que desejava. Agora o bolinho do Braca eu fui. Por sua causa heim? Momento Anna no Rio. Dica maravilhosa. Meu regime foi pras cucuia no domingo.

10:08 AM

 
Blogger Ollie said...

Muito bom texto!
E não se preocupe. As piadinhas são mais da boca pra fora.
Bom, pelo menos eu gosto de pensar que é implicância boba, porque quando fui alvo delas em evento profissional em São Paulo também foi bem desagradável e escolhi pensar assim.
Eu adoro São Paulo! Só vou evitar as reuniões agora, porque nos outros programas e lugares, tudo correu sempre muito bem. ;)

9:17 PM

 
Anonymous Anônimo said...

cruel

8:14 PM

 

Postar um comentário

<< Home

 
web site hit counter