domingo, dezembro 03, 2006

Frontino Eunápio

Mais requentado de fim de semana. Sempre escrevi muito pra falar do meu pai. Ele sempre rendeu boas histórias. Agora, essa a seguir, é a única sobre minha mãe. Dou risada sozinho toda vez que leio.

Gastón.

Frontino Eunápio

Minha mãe tem uma coleção. Ela coleciona nomes “diferentes”. E a coisa é séria, tem até um caderninho especialmente dedicado ao hobby.

Mas sem aqueles clichés de Um, Dois Tres de Oliveira Quatro, Rolando Escada, etc...

Tudo começou com uma conversa entre ela e o meu sobrinho mais velho que costumava passar algumas tardes aqui em casa sendo paparicado pela avó.

Um dia, enquanto ela lia o jornal, achou a nota de falecimento de uma mulher chamada Eufêmia. Meu sobrinho caiu na gargalhada. Coitada da D. Eufêmia, não se livrou da tiração de sarro nem depois que bateu as botas...

Mas desde então minha mãe passou a visitar todos os dias as notas de falecimento pra rechear sua coleção de nomes bizarros.

Tirando um coco com a dor alheia. A família de luto e minha mãe lá:

-Dezolina, hahahahahaha, Dezolina....

Não sei você mas eu costumo ler os quadrinhos do jornal pra me divertir...

Normalmente esses nomes são de pessoas mais velhas mesmo. Ninguém aí teve aquela tia avó que mora no interior? Aquela que você nunca viu mais gorda, mas sabe que tem um nome estranhíssimo? Que tal D.Encarnação? E D.Primitiva, o que acha? E o Tio Osmundo onde anda? Meu cunhado tem uma tia que se chama Faraírdes...

Bom, resolvi selecionar algumas pérolas da tal listinha:

Umbilina
Neselésio
Renilço
Albinezete
Astuleita
Caliméria
Fínula
Dioscórides
Ilbama
Pantalena
Bibilinda
Pirosca

Meu, uma interrupção na lista para um comentário: já imaginou você filho da D. Pirosca?

Parasca
Mozarildo
Diaulas
Latamira
Jardelina
Merenca
Damirda
Raspalvo
Arystóbulo
Protásio
Almerigo
Sezenando
Gelsumino
Abdorsina
Catalda
Genorina
Oanalison

Então, gostaram da lista da D. Zaine? Sim, minha mãe se chama Zaine (se lê Zâine). Ta, não é nehuma Umbilina mas vamos combinar que a minha avó podia ter ajudado...

10 Comments:

Blogger Cláudia said...

O marido da minha irmã tem um tio chamado Esmaragdo, nome este aliás que vem de tataravô pra bisavô pra avô etc etc.
O nome da mulher dele também é esquisito, não me lembro qual é.
E aí minha irmã diz: já pensou o convite de casamento?
beijo

10:25 PM

 
Blogger Rubi said...

Engraçado que essa de um dois três de oliveira e rolando escadas também são conhecidas em Portugal. Gastón,pode dar meu nome para a dona Zaine, Rubina também não é muito comum, pelo menos em Portugal. Mas eu gosto muito do meu nome.

Outros exemplos que ouvimos do Brasil é Washington da Silva e Guerra Peixe Filho...lol

Um beijo

8:04 AM

 
Blogger Tati said...

minha família tem pérolas.... Tenho dois primos, gatérrimos, que se chamam Venier e Geoclides..... A vida se encarregou de apelidá-los, Venier virou Nico e Geoclides, Geo. (gêo)..... Tenho outro que é o Arley Bruno, que ficou só Bruno..... As meninas se salvaram, pelo menos isso....
Acho que foi o tédio dos nomes dos meus bisavós... Pedro e Maria de um lado e Pedro e Maria do outro.....
beijo

4:47 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Olá!
Dica (das boas) da Má H., vim tb dar 1 conferida!
"Damiana Christina"... que tal? Deixo tb minha comemoração!

Um prazer te conhecer!
Virei mais vezes conferir os divertidos textos! Parabéns...

Apareça mais vezes!
Bjos
Ana

5:12 PM

 
Anonymous Anônimo said...

xiiiiiiiiii...
Trocas de palavras!! rs
"... deixo minha contribuição"

Será que Freud explica??? HEHEHE

5:15 PM

 
Blogger Renatinha said...

Minha avó era Fermina e quando casou acresentou o Eulina em seu nome.... preciso dizer mais? Sou neta de uma Fermina Eulina... triste.

3:05 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Maria Idelzuíte,a mulher do Esmaragdo. Os dois fizeram intercâmbio nos States, onde viraram Maria e Eddie.O apelido dela é Dedel, ele não tem porque é um cara sério. O palhaço da festa da filha começou a chamá-lo de Esparadrapo e ele fechou a cara.
Bjs.

7:50 PM

 
Blogger Patri said...

Não é um nome feio, está longe! Porém uma prima distante da minha mãe se chama Simone Coelho, que por acaso se casou com um homem com sobrenome Ligeiro.
A filha deles nasceu no final de setembro: Stella Coelho Ligeiro! Corre minha filha...

5:44 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Conheço uma senhora que se chama Percília. Pode acrescentar na coleção da sua mãe.

9:38 AM

 
Blogger Luiz Alberto said...

Nunca imaginei haver outro Frontino no mundo, principalmente Frontino Eunápio, nome do meu falecido pai.
Fiquei até emocionado.
Meu nome é Luiz Alberto Eunapio da Conceição e gostaria de conversar mais com Frontino.
Meu e-mail é luizeunapio@gmail.com
Obrigado,
Luiz Alberto

8:41 PM

 

Postar um comentário

<< Home

 
web site hit counter