quarta-feira, maio 23, 2007

O pudim da sua mãe.

Calma aí, sem ofensas. Afinal de contas, Freud já dizia: um pudim pode ser apenas um pudim. Ou era charuto? Bom, nunca liguei muito pro que aquele cara falava mesmo.

Mas Havanna agora é só nome de alfajor. E se a sua mãe não fuma uns cubanos escondidos do seu pai, melhor a gente falar da famigerada sobremesa.

Três coisas nesse mundo são capazes de começar uma grande guerra: um ato terrorista, uma desculpa esfarrapada e a interminável discussão a respeito de quem faz o melhor pudim de leite condensado do universo: a sua mãe ou a minha.

Pudim de leite é Top 5* certo em nove de cada dez listas de doces preferidos por formigões assumidos. E quem não liga pra doce, bom sujeito não é. Ou é ruim do cabeça ou diabético.

A conclusão a que eu pude chegar a respeito desse quase indecifrável assunto é que o melhor pudim do mundo não existe. Quero dizer, existe: é o da minha mãe. Mas isso só vale pra mim e pra minhas duas irmãs. Porque sempre aquele que a sua mãe faz é o melhor.

A não ser que proponhamos um concurso. E aí, aquela senhora que pariu 14 filhos certamente será a vencedora. Deixará de ser uma competição de doces para se tornar uma de parideiras.

Agora, se a sua mãe não sabe cozinhar, meus pêsames. Você é um despudinzado. É, tem gente que nasce assim, sem pudim na vida. Não fica triste não, acontece nas melhores famílias. Mas pode continuar lendo pra você entender um pouco desse universo.

Tem sempre uma hora que a gente cai naquela discussão inútil:

- Eu gosto do meu pudim todo furadinho.

- Ah não, pudim não pode ter furo, tem que ser compacto. O da minha mãe é assim.

Aí o indivíduo já olha meio torto pra cara do outro pensando “Vixe, a mãe desse aí nem sabe deixar furinho no pudim.”.

E não tem substituto. Pudim de padaria é uma ofensa. Tem tanta maisena naquele treco que se botar no sol vira farofa. Pudim de restaurante é molenga e sem gosto. Fora que a calda geralmente não tem aquele puxa, puxa. O da mãe dos outros dá pro gasto, mas não é igual ao da minha.

O grande problema é que, normalmente, a gente só come essa maravilha em datas especiais. Menos em aniversário de mãe. Porque nesse dia ela se recusa a passar perto do fogão. Hoje é aniversário da minha. Ou seja: sem chance.

Mas semana que vem é o meu. E ai meu amigo, aí é que a jaca vai virar pudim.



*Meu Top 5

Pudim de leite condensado.
Brigadeirão.
Quindim.
Petit Gateau.
Bicho de pé.

(Passível de mudanças, não um seguido do outro e não necessariamente nessa ordem)

29 Comments:

Blogger Fabi said...

Minha mãe não cozinha bem.Mas eu faço um pudim ótimo,que eu considero o melhor, quando faço claro.Mas não quero titulos, adoro todos os pudins que todas as pessoas fazem.
Tem que ter um campeonato sim.E podemos combinar assim, quando vc vier ao Rio novamente , trás o pudim da mama pra experimentar, juntando eu , a minha tropa, vc e suas irmas, o da sua mae vai ter muitos votos.
Mas tem um detalhe , se tratando de pudim, eu aceito suborno as outras candidatas fiquem a vontade.
bj

12:15 AM

 
Anonymous Anônimo said...

hummmmm... ai ai ai... td isso me deu fome! rs
Sua lista é quase a minha! Acrescento 1 torta de maça que minha mãe faz (tb em ocasiões especiais) surrealmente boa!
Meu niver tb tá chegando... acho que vai rolar 1 pedido!!
Troca 1 pedacinho do seu pudim por 1 da minha torta???
Saudades de vc!

12:33 AM

 
Blogger Leonardo said...

deveria tentar o mousse de chocolate.

esse é top em todas as (minhas) listas.



abraços.

3:01 AM

 
Blogger Leonardo said...

outra coisa. vc deveria colocar um link p/ o feed do blog.

mto mais prático :)

3:02 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Bom, nao é que minha mae cozinha mal, é pior, simplesmente nao saber fritar nem um ovo... BUT, nao sei o pudim... mas o doce de leite que minha avó fazia ... hummm imbatível!!!!!

também concordo que quem nao gosta de doce bom sujeito nao eh..

ai vai meu top 5!

brigadeiro, muito brigadeiro
doce de leite
beijinho
torta de limao
brownie

enfim, o velho leite condensado é o que há nesse mundo!!!!

mais um pontinho de barcelona! hahaha
beijos Luiza

5:24 AM

 
Anonymous Anônimo said...

buá, sou uma despudinzada :o) o da mamãe não fica lá grandes coisas, acho que mamãe não gosta de pudim, porque o bolo de cenoura, ah esse sim é maravilhoso! Então meu top 5 é:

bolo de cenoura com cobertura de chocolate
brigadeiro
beijinho
doce de mamão verde
sagu (sim, eu gosto de sagu, vai entender!)

9:28 AM

 
Anonymous Anônimo said...

O melhor pudim do mundo é o da minha ex-sogra.

Ao terminar o namoro eu perdi pra sempre o pudim... Isso dói.

9:30 AM

 
Blogger MH said...

Nossa, seu top five é quase o meu... mas adoro mousse de chocolate e amo bolo de cenoura com calda de chocolate. Aliás, sou tão formiga que meu top 5 deve ter umas 8 sobremesas hahaha.

Minha mãe não faz pudim. Mas sempre tinha aquela cozinheira maravilhosa que fazia como ninguém. O da Dona Maria era muito bom. E a Nair, cozinheira da minha avó por décadas, fazia um bolo de nescau inacreditável, e o pudim era de babar. Aliás, a baba de moça também... ai ai ai ai ai, hoje vai ser duro ficar na linha!

Parabéns para a mamis!!
beijo, beibe!

9:33 AM

 
Blogger Tati said...

putz, o fogo é ler esse post ao meio dia....
nham nham...

12:18 PM

 
Blogger Andorinha... said...

Hummm...
QUe delicinha.
Na verdade, não curto pudim, não.
Diria que minha formiguinha é absolutamente direcionada ao chocolate, entende? Pavê de chocolate com maracujá, bolo de chocolate, mousse, etc, etc, etc., até o alfajor Havanna com cobertura de chocolate.
Aproveita que vc tá magrinho e manda bala no pudim da sua mãe e conta pra gente depois!
Beijoca

1:26 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Hum!!! Sou da teoria que quem não gosta de pudim de leite da mamãe bom sujeito não é! rsrsrs

A gente pode combinar uma troca de presentes: no seu aniversário, peço para minha mãe te fazer um pudim e vc pede para sua mãe fazer um pudim no meu! rsrsrs

Beijão!

1:54 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Hum!!! Sou da teoria que quem não gosta de pudim de leite da mamãe bom sujeito não é! rsrsrs

A gente pode combinar uma troca de presentes: no seu aniversário, peço para minha mãe te fazer um pudim e vc pede para sua mãe fazer um pudim no meu! rsrsrs

Beijão!

1:54 PM

 
Blogger mc said...

Eu sou uma despudinzada. Por piedade, pode guardar um pedaço do seu pudim da semana que vem!

2:45 PM

 
Blogger Nana said...

Quem faz o melhor pudim do mundo não é a sua mãe nem a minha. É a Dani, minha irmã, tão apaixonada por pudim que, quando foi morar longe de casa, aprendeu a fazer um perfeito. É a única coisa que ela faz na cozinha.
Me esclareça uma dúvida: bicho de pé é de comer? O único doce de pé que eu conheço é pé-de-moleque.
Ah, e parabéns pra sua mãe!
Beijo

3:28 PM

 
Blogger Gastón said...

Fabi, eu aceito um pedacinho do seu ;0) com pouca calda, por favor (pra não interferir muito no sabor do pudim sabe...)

Aninha, semana que vem eu vou na Cynthia. Antes do pudim, claro.

Leonardo, mousse é top10. Vem ali no oitavo lugar, mais ou menos. Boa idéia, vou colocar o endereço de feed ;0)

O que é um pontinho vermelho em Barcelona? rsrsrsrs. Lu, essa tua lista está espetacular. Também adoro tudo isso aí. saudades de uns docinhos brazucas?

Yara, sua lista (tirando o sagu), está beeeeeem boa também. Vixe, to ficando com vontade de doce. Sai vontade, sai desse corpo que não te pertence.

Fernandinha, seu ex namorado tb acha isso. É a mãe do psico? Cuidado, ele pode envenenar seu pudim.

Beibe, bolo de cenoura rulez. Aliás, eu coloquei ele no top 5 e depois troquei pelo bicho de pé. Difícil escolha...

Tati, eu que o diga. Porque não vejo cara de Top5 há 5 meses...

Andorinha, pode deixar, vou com os dois pés no pudim. Mas me fala uma coisa: que poder é esse do chocolate né? Caramba, que coisa foda, pior que droga pesada.

Dani, eu acho uma excelente idéia :0) Mas não sei se nossas mães vão ficar muito felizes hehehehe.

Rânei, eu guardo, pode deixar que eu guardo.

Nana, os filhos da sua irmã serão pessoas que concordam comigo :0) O bicho de pé é aquele docinho de festa tb conhecido como brigadeiro rosa. sabe? Um que tem gostinho de leite condensado? Hummmm....

3:41 PM

 
Blogger Ana Téjo said...

Queridôncio,
Tenho uma teoria parecida. Aliás, quase idêntica. Defendo até a existência de uma seita, a S.S.S.O.G.R.A.S. - Sociedade Secreta das Sogras Organizadas para Gerar Rebuliço e Afastamento Sentimental.

Se quiser, leia a tese aqui: http://www.bolsademulher.com/familia/
materia/o_pudim_da_sssogras/6293/1

3:54 PM

 
Blogger Nana said...

Brigadeiro rosa? Fiquei na mesma... E o que é que põe pra ele ficar rosa, quick de morango?

4:36 PM

 
Blogger Sofia said...

Olha eu de volta aos comentários, e logo num post que trata sobre o meu assunto favorito: doces. Durante algum tempo o meu apelido foi "Formiga Atômica" ( essa referência só é válida para quem tem mais de 30 anos ... ). Na falta de pudim, brigadeiro ou docinho de côco, eu partia de colher em punho para a lata de leite condensado, simples assim. Para espanto de alguns e desespero das clínicas de emagrecimento, continuo pesando menos de 55kg.
Mas como nem tudo é perfeito, minha mãe não sabe fazer pudim. Imperdoável. Sendo assim, tive de recorrer às mães das amigas, aos restaurantes e aos fornecedores no mercado negro. Pudim passou a ser a minha moeda de troca: favores ou subornos só são aceitos se pagos em pudim ( do bom, é claro ). Presente de aniversário ? Pudim. E por aí vai ...
A propósito, hoje a minha sobremesa foi ... Pudim !
P.S.: se quiser me mandar uma fatia do pudim da sua mãe ( certamente o melhor do mundo ), feel free !
Abraços,

4:54 PM

 
Blogger Nanda B. said...

Gastòn, topa um teste cego? o meu pudim contra o da sua mãe?

6:16 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Por motivos força maior, desmarcarei a Cynthia neste mês!
Jogar $$ fora não tô podendo...
Resgatarei minhas forças sei lá de onde e voltarei a ser bonitinha!
Vamos nos ver?
Please?
SEm furos?
Sem pudim? rs

9:41 PM

 
Blogger . fina flor . said...

Eu não logo pra doce, rsrsrsrsrs*..... Não sou diabética. Será que sou ruim da cabeça? rs*

beijos, dear

MM

ps: único doce que como é chocolate e mesmo assim sem grandes vontades....

12:03 AM

 
Anonymous Anônimo said...

nossa, agora me deu vontade, vou ter que apelar para a ofensa da padaria.. hmmm
Caia

11:08 AM

 
Blogger urbenauta said...

Porra minha mãe cozinha mal para caramba, nunca me fez pudim... Só canja e sem sal!

1:17 PM

 
Blogger Rubi said...

LOL

Por falar em pudim, dá um pulo no meu blogue. Fiz um que não é da mãe mas ficou divinal!

2:40 PM

 
Blogger Rodolfo Barreto said...

Feijoada é minha comida preferida, mas minha mãe não sabe fazer.

Vinho é a minha bebida preferida,
mas minha mãe não sabe fazer.

Pudim de leite é a minha sobremesa preferida, mas minha não sabe fazer.

Moral da história: quem olha pra mim vê que ela não soube é fazer filho.

7:02 PM

 
Blogger Gastón said...

Dear, vou lá checar essa sua teoria ;0). Você, cozinheira de mão cheia, deve criar o montanhinha com um belo pudim de leite condensado, não?

Nana, é gelatina ;0) Mistura-se gelatina cde morango com leite condensado. Dá um search na receita no google. e se cruzar com um docinho cor-de-rosa por aí, pode emendar: moço, me vê esse bicho de pé?

Ah D. Sofia, por onde a senhorita andou heim? Hahaha, pudim é moeda de troca? Senascional. Prometo que, se eu descobri um lugar que faça um bem bom, te aviso.

Nanda, bora no teste cego. Em teste de cerveja eu não acredito, mas de pudim sim.

Aninha eu acho que vou ter que desmarcar tb... work :0(

Moniquinha, você é óóótima da cabeça. Com as coisas que você escreve querida, sem dúvida que é.

Caia, so sorry. Aliás, saudade de você sua palhaça.

Urbe, canja sem sal? Nossa cara, e você não tem trauma? Aliás, eu tenho um trauma de sopa que vai virar post.

Rubi, to indo lá agora.

Rods, e ela teve nove meses de prazo heim... santa incopetencia...rsrsrsrs

9:31 AM

 
Blogger Silvia C Planet said...

Meu top 5 começa com Quindim. Depois Doce de Leite, Pudim de Leite Condensado, qualquer doce com Nozes, e Brigadeirão.

O pudim da minha mãe é tudo de bom, e ontem foi aniversário dela (pertinho da sua!)!
Você já provou o pudim de pão do Astor?
Super recomendo....

beijos!

4:21 PM

 
Blogger Nana said...

Eca, odeio gelatina!

5:06 PM

 
Anonymous Anônimo said...

O brigadeirão da minha mãe é o melhor! Certeza!

5:07 PM

 

Postar um comentário

<< Home

 
web site hit counter