segunda-feira, novembro 05, 2007

Gasta in Rio

Segundo aporte em terras cariocas. Outros anfitriões, outros lugares, outro ritmo. Ao contrário da frenética primeira visita, esfomeada de conhecer tudo, essa foi calma, cadenciada.

Continuo sendo uma espécie de E.T por aquelas bandas. Assim eu me sinto. Definitivamente. Conto nos dedo os indivíduos de ambos os sexos com características extraterrenas que cruzaram meu caminho em 72 horas. Se bem que houve um quase sósia perambulando pelo Jardim Botânico.

Eu, no Rio, sou meio fora de contexto. Pois é, logo eu que virei para-raio de carioca na terra da garoa. Já adotei vários. Adoro todos. Sempre vai caber mais um.

Foi bom passear nessa terra. Apesar do calor que quase fez derreter um Paulistano branquelo. Branco por opção. Ou seria por excesso de trabalho? Se eu trabalhasse num calor daqueles já tinha passado dessa pra melhor. E Deus fez o Ar-condicionado. Amém.

Minha maior descoberta nessa viagem? O chopp do Rio é diferente do de São Paulo. E só tem um lugar do Rio que vende "chopp a la Paulista". Aliás, tem dois lugares porque agora abriu a Pizzaria Brás (que não dá ketchup pra ninguém) por aquelas bandas. Sem bairrismos tolos, prefiro o que tomamos por aqui, com aquele belo colarinho cremoso. E em toda mesa de bar que me sento, há sempre lá um carioca da gema pra brindar.

E toda vez que chego em casa alguém me conta sobre algo que deixei de fazer ou conhecer. Vou cheio de dicas e volto cheio de coisas perdidas. Eu sei, eu sei, me sabotam. Aí eu tenho que voltar outra vez. Até eu me saboto.

E a jornada foi perfeita. Porque começou com as retinas apoiadas na beleza do dia carioca e encerrou na arrebatadora visão da noite paulistana.

Desculpa Rio, mas deixei o melhor por final. São Paulo não é qualquer paixão.

Minha alma não canta porque sempre acontece alguma coisa no meu coração.



p.s: Obrigado Fê e André pela viagem e inspiração pra esse post. Texto dedicado também à Aninha e Fabi, a partir de agora presentes no meu mundo real.

16 Comments:

Blogger Bia said...

Ahhh, sou suspeita... sou carioca de coração!

11:30 PM

 
Blogger Ana Paula said...

Gasta! Gostar do Rio para o paulista deve ser como gostar de São Paulo para os cariocas... A gente sabe que vai acontecer, mas demora um tempo.
Sim, o chopp de São Paulo é melhor... A pizza? Nem vou comentar. A noite. O mercado de trabalho! A educação do povo... Ai, ai, morro de saudades dessa cidade aí... Mas o Rio é o Rio e eu, embora paulistana no coração, sou carioca da gema. Então, lhe digo, da próxima, venha com olhos de ver e sentidos de sentir como essa cidade é bacana tb, mas de um jeito diferente. Não dá para comparar. Se compararmos, dependendo de quem o fizer, uma ou outra cidade sempre vai perder.
Gostei de conhecer você. Engraçado, foi como rever um velho amigo (sim, os blogs nos expõem um pouquinho! rs)
Beijos e até a próxima edição do Gasta in Rio!

8:17 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Sampa não é qualquer paixão MESMO. O chope daqui é melhor que o de lá. A noite daqui, nem se fala...

Pode me chamar de vira casaca. Não me importa. A gente não escolhe por quem se apaixona...

E gasta, foi um enorme prazer te levar pra passear no Rio, mas, como eu disse lá na maravilhosa, eu acho que sei apresentar melhor São Paulo :)

9:52 AM

 
Blogger MH said...

Concordo com a Ana Paula, a gente tem o melhor chopp, a melhor noite, a melhor pizza (sem ketchup..sempre sem ketchup, por Deus!!), mas o Rio de Janeiro é animal. Tambem sou para raio de carioca, e vou falar...o povinho gente boa.

9:54 AM

 
Blogger MH said...

PS: nao sou A MH sou o MH (a proposito...fiz um post a respeito no meu blog, depois da uma olhada)

9:55 AM

 
Blogger Gastón said...

Beatriz, adoro o Rio, mas São Paulo me tira o fôlego.

Ana, vou pro Rio sempre com a cabeça e o coração aberto. Precisava mesmo saber de onde saiu tanto amigo que eu gosto. Realmente não dá pra comparar. O Rods vive dizendo que são os opostos complementares. Adorei conhecer vc também. Tá me devendo um chopp aqui em Sampa agora.

Fe, Sampa é sua. Sempre foi. Sem palavras pra agradecer sua hospitalidade.

Beibe, deixa sempre um "beibe" no comentário pra eu saber que é você. O MH até postou sobre o fato de haver uma versão feminina de MH :0)

10:04 AM

 
Blogger Ana Paula said...

Oba, vamos fazer a versão Ana e Fabi in Sampa! Beijos!

10:15 AM

 
Blogger Fabi said...

Gasta, tive uma experiencia com Sampa e sinceramente eu não trocaria o Rio. Quem sabe tendo uma experiencia melhor eu penso diferente.

Foi ótimo te receber aqui. E a Fe e Andre tbm.

Novos amigos, sempre bom.

Beijo

11:10 AM

 
Blogger Gastón said...

Aninha, vai ser sensacional. Posso fazer o roteiro já? Rrsrsrs.

Fabi, que bom que cada um se sente bem na própria casa :0) Putz, agora preciso mudar sua impressão de Sampa.

11:35 AM

 
Blogger Unknown said...

Aaaai o Rio... sinto tanta falta da minha cidadezinha que suspiro só de ler sobre. Eu adoro visitar São Paulo e tomar Original, e até o fazia com certa freqüência, mas acho que eu nunca tomei chopp aí... Acho que só consigo morar longe da praia sabendo que em breve voltarei pra ela. Ah! E eu nunca gostei de ketchup em pizza!

1:09 PM

 
Anonymous Anônimo said...

É querido, entendo perfeitamente o que vc sente. Conheci o Rio no ultimo feriado do dia 12/10...adorei! Na verdade, qdo li seu post falando da primeira vez que foi pra lá parecia que era eu quem estava escrevendo...
E acho que é mais ou menos isso que vai acontecer comigo numa próxima vez, sem tanta ansiedade pra conhecer tudo de uma vez...aproveitando mais, enfim...

1:18 PM

 
Blogger ANNA said...

Que legal!! Obrigada por mencionar! Se depender de mim, vou sempre te apresentar mil e um novos motivos para voltar ao Rio! Pode ir anotando aí! Eu estou no espírito "desbravadora da Cidade Maravilhosa"! Foi ao MAC?
Apesar do calor a luz não tava boa para fotografar... Conseguiu bons cliques?

Eu adoro o fim de semana em SP, mas nos dias úteis,...

bjs

2:22 PM

 
Blogger Gastón said...

Anninha, nunca gostar de ketchup em pizza te dá muitos pontos. Fico até ofendido quando vejo rsrsrsrs. Quando der, larga esses portenhos aí e vem tomar um chopp aqui com a gente.

Ciça, feriados trocados. Se não a gente combinava um programa bem turistão por lá. Bati perna até dizer chega. Mas nada de praia, fucei o Rio cultural. E nada como estar com os nativos pra conhecer a cidade.

Anna, não consegui ir ao MAC :0( Fui no centro cultural dos correios e no Museu nacional de belas artes. Tirei boas fotos. Algumas eu tô jogando no meu flickr. Te mando o endereço. Vou adorar receber dicas suas. Com certeza cedo ou tarde eu tô de voltar por aí.

2:49 PM

 
Blogger Ana said...

eu tb fui para o rio no feriado!!!!
tenho PAIXÃO por aquela cidade. Sou alucinada pela Lapa, Leblon, Ipanema, pela vista do Cristo, pela prainha...ai ai. Olha o que eu escrevi há quase dois anos em alusão ao Rio:
http://caradenegocio.blogspot.com/2006/01/aviso-aos-navegantes.html
Enfrento 6 horas de atraso no voo da ida para chegar lá. Mas paixão tenho prazo de validade e passa... E aí começa a bater a saudade da terra da garoa, do cimento,da poluição, do stress, dos serviços impecáveis. Solução? Encarar oito horas de aeroportoS (sim, vários deles, mais que os dois previstos) e pousar em plena segunda-feira em Sampa, dia cinzento, feio e frio!

8:15 PM

 
Blogger . fina flor . said...

e deus fez o ar condicionado, amém!!!!

eu aaaaaaamo o Rio mas deteeeeesto o calor que faz aqui.

beijos, querido e da próxima vez avise e convide prum chope "faz favor"!!!!

beijocas

MM.

9:43 PM

 
Blogger ANNA said...

Adorei as fotos mas quero ver mais do Rio! Me avise quando tiver novidades. E depois da uma olhadinha nas minhas no flickr.
Bjs

4:18 PM

 

Postar um comentário

<< Home

 
web site hit counter