terça-feira, novembro 06, 2007

Insustentável leveza do ar.

Antes de bater com as dez, todo mundo tem que escrever um livro, fazer um filho e plantar uma árvore. Não tem um papo assim? Pois há pouco livro e muito filho nesse mundo. Já árvore, tá na moda plantar. Numa culpa quase católica, as empresas prometem se utilizar desse artifício para zerar a conta da própria emissão de poluentes. Aliás, prometeram zerar a deles e a sua também. Cartão de crédito, posto de gasolina, montadora... até o carnaval de São Paulo promete ser ecologicamente correto. Por que heim? Carro alegórico não é empurrado por uns 20 sujeitos com jeitão de leão de chácara? É pra neutralizar o cecê do desfile? Dá um rexona pra cada um que a conta fecha.

Plantar árvore é ótimo, louvável, excelente. Mas algumas coisas parecem não se encaixar direito.

E primeiro lugar, onde raios eles plantam tanta árvore? Estava lendo outro dia que, se aprovada uma lei de neutralização de carbono, as montadoras de automóveis terão que plantar 8 milhões de mudas em um ano. Será que bonsai tá valendo? Onde é que vão botar essa floresta toda? Pode ser que melhore o odor de poluição, difícil mesmo será cheirar menos marketeiro e mais conscientizado.

E empresa de feijão? Será que o pé de feijão já neutraliza os estragos que a gente faz quando come uma feijoada?

Outra coisa é: se eu saio com o meu carro e poluo o ar de Sampa, vai resolver algo se alguém plantar pra mim uma árvore em Ibiritiba Mirim? Meu carboninho é ensinado e vai até lá?

Bom, queria dizer que, apesar dos pesares, esse blog aderiu a nova moda e está neutralizando suas emissões de carbono. Já avisei pra minha pitangueira que ela tem que recolher a respiração de vocês enquanto lêem. Podem respirar sem culpa. Até um punzinho ela aguenta.

Já dizia o sábio filósofo: "As árveres somos nozes".

23 Comments:

Blogger Ricardo Soares said...

pois é... através do fina flor descobri teu blog que é uma delícia de ler pela ironia e o tom politicamente incorreto... isso prova as vezes que palavras podem valer mais que imagens
abs
ricardo

2:10 AM

 
Blogger UrbAnna said...

Virou moda mesmo essa história de plantar árvore!
Eu acho ótimo, que venham as árvores!
Mas dá para fazer outras coisas para o bem do planeta também!
Por exemplo, O Boticário, empresa de cosméticos e perfumaria (nascida em Curitiba, êêêê) pede aos seus clientes que devolvam as embalagens vazias dos seus produtos, para que eles mesmos façam a destinação para reciclagem.
Exemplo de sustentabilidade!
Agora deixa eu ir andando porque a pitangueira do gasta já está reclamando que estou respirando demais aqui...
Beijo
(Urb)anna

7:56 AM

 
Blogger Jo-Jo said...

Gasta, coitada da sua Pitangueira. A galera vai ler o texto justo hoje, quarta-feira, dia tradicional de feijoada.....
Por precaução, vc deveria pedir umas mudas emprestadas das montadoras........
bj

8:39 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Olha Gasta...

Muito franca?
Acho digno vc comprar uns Bom Ar (acho q destrói a camada de Ozonio, né...

Whatever...
Contra os odores de Quarta, acho mais digno o Bom Ar...Muito franca!

8:54 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Entre escrever 1 livro, plantar 1 árvore e fazer um filho... posso ficar com a parte do fazer o filho, sem precisar ter 1??? hehehehe
E aquele povo que dá sementinhas p/ vc plantar? Plantar onde? Em um vaso???
Mto complicada essa vida ecologicamente correta... Agradeço a sua pitangueira por fazer a minha parte!
Bjinhos

10:30 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Sei que o assunto é só a árvore, mas discordo disso que dizem de plantar uma árvore, escrever um livro e fazer um filho antes de morrer. Árvore todo mundo pode plantar, concordo! Livro...nãããooo, tem gente que escreve tão mal, tão sem concordância que não merece um livro. E filho, então? Acho que só tem que ter quem gosta, quem tem paciência...enfim...Discordo completamente!
Gastón, vc pode escrever um livro, viu?!

10:53 AM

 
Blogger Ana Paula said...

Só me falta o livro... rs

Blog ecologicamente correto? Gostei!

Beijos, Gastón.

11:32 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Coitada da sua pitangueira. Vê lá o que você está fazendo, hein? Depois não me venha chorar as pitangas.

12:16 PM

 
Blogger Gastón said...

Ricardo, seja bem-vindo. Ainda mais vindo lá da Monica, duplamente bem-vindo. Espero que esteja sempre por aqui.

Anna, defendendo curitiba :0) Olha, eu acho louvável qualquer iniciativa dessa natureza. O que tá me incomodando é gente pegando carona nisso só pra ganhar uma grana.

Jo-Jo, e eu acabei de chegar do almoço e teve um povo aqui que mandou bala na feijuca. Coitada da pitangueira...

Lady, vou colar na parede aquele igual ao da casa do Pedrinho.

Aninha, a melhor parte de ter o filho é praticar a parte de fazer o filho. Vai treinando.

Ciça, árvore eu não plantei mas cuido da minha pitangueira. Já vale né? Pai é quem cuida e não quem planta. Filho eu quero ter sim. Na hora certa e com a mulher certa. Livro? É um grande sonho. Vamos ver se eu realizo. Você vai na minha noite de autógrafos?

Ana, escreve um infantil e lê pro seu filho ;0)

Fernandinha, vc é redatora ou tá andando muito com o Rodolfo? Tô sentindo os efeitos do fim de semana no rio: to com saudade de vcs.

1:48 PM

 
Blogger Cláudia said...

Gastón, leia aqui
http://eoseguinte.blogspot.com/2007/10/carbon-free.html

Sobre o livro, servem os romances que eu escrevia na adolescência? Nunca publicados, mas ganhei um concurso do Instituto Nacional do Livro, serve?

Porque com filho eu já contribuí, ou melhor, filha, linda e maravilhosamente inteligente e sua leitora assídua!

beijo

2:21 PM

 
Anonymous Anônimo said...

To andando pouco com o Rodolfo (infelizmente pq eu sinto saudade) e tentando roubar o lugar dele. Vou furar o olho mesmo... Quero mudar de profissão. Tem lugar aí? Já não sei mais ser designer e essa coisa de "sacadinha publicitária" é molezinha, né não?

3:17 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Claro que eu vou! Primeirona da fila! Já reserva uma taça do champagne pra mim!

3:18 PM

 
Blogger MH said...

Já plantei de tudo na minha varanda. E tudo morre. Minha ultima plantinha apareceu toda mordida. To achando que é minha maldita Lagartixa...existe isso? LAGARTIXA VEGETARIANA...hahahahahahha , era so o que me faltava. Com uma Lagartixa Vegetariana em casa ninguém consegue colaborar com o meio ambiente. Aff.

4:11 PM

 
Blogger MH said...

ai ai. lá vou eu comentar abaixo do meu homônimo de novo... humpf!

Beibe, sempre me perguntei onde as pessoas querem que eu plante as mudas que distribuem por aí. Ainda mais no dia da árvore. Vou praticando o filho, e quem sabe um dia traduzo um livro. Vale? Deve valer, né?
saudades mega. beijo

5:55 PM

 
Blogger Gastón said...

Clau, você contribuiu com uma das mais ilustres leitoras desse blog. Mesmo assim teu livro tá mais do que valendo. Mas desencana dessas obrigações. Quem foi que inventou isso heim?

Pois é Fe, fala umas abobrinhas, joga uns trocadalhos que vc tá dentro.

Ciça, cheers. Com dedicatória, claro. Eu chego lá.

MH, você comprou uma planta que veio com um brindezinho: uma bela lagarta.

Beibe, vale traduzir livro sim. Afinal de contas, o lance é escrever um livro. Se o texto é seu ou não, ninguém falou nada.

6:15 PM

 
Blogger Rubi said...

LOL Gastón e quando planta árvore em grupo será que também conta??É que sozinha nunca plantei, nem tive filho nem escrevi um livro. Será que isso faz de mim um lixo? LOLOLOL

6:36 PM

 
Blogger Fabi said...

Olha Gasta, eu já fiz tudo.
Plantei arvores,e sempre que posso repito. Tive 3 filhos logo, pra participar bem. E já escrevi um livro, quando tinha 11 anos, mas foi um livro. Tá bem, posso escrever outro, mas por enquanto ta valendo aquele, rs

Mas acho q ainda tenho muita coisa pra fazer antes de encontrar o Zé Maria. Besteira falar essas são as coisas mais importantes pra se fazer.

bj

8:57 PM

 
Blogger Gastón said...

Rubi, tá atrasada heim? Tá devendo esse tanto de coisa? Rsrsrsrsr

Fabi, você vale por uns 3 seres humanos nesse quesito. Já fez o seu e de mais um monte de gente

ps: bota besteira nisso :0)

8:35 AM

 
Blogger Andorinha... said...

Gastonildo,
O vídeo deste sábio filósofo foi uma das melhores coisas que ja´vi ultimamente na net.
Melhor ainda foi quando vi parte do vídeo como trailler do Tropa de Elite.
Demais mesmo!
Agora, qto a livros, até a Monica Velloso está escrevendo o dela...tsc tsc tsc.
bjs.

12:12 PM

 
Anonymous Anônimo said...

É cada uma.

3:33 PM

 
Blogger Tati said...

Olha só, avisa as montadoras que aqui na roça tem espeço, eu mesma dou conta de plnatar mais umas três. Será que ajuda?
bj

2:44 PM

 
Anonymous Anônimo said...

"Meu carboninho é ensinado e vai até lá?"

Impagável.

=D

Também duvido que todas essas mudas sejam plantadas. Lugar pra colocá-las, tem sim.. Algumas empresas juram de pés juntos que plantam mesmo, disponibilizam fotos em seus sites até. Pra mim, continua sendo incógnita a questão.. Até pq hj em dia é bem difícil acreditar em algo que tem um nível marqueteiro tão suspeito. :P

9:17 AM

 
Blogger Unknown said...

É Gaston, essa história de "sair plantando" é uma loucura, mesmo aqui na "Rondonha". Setembro iam plantar um monte de árvores gigantescas na beira da BR, sem autorização, sem noção, sem nada. Já pensou uma rodovia com um monte de árvores gigantes, que poderiam cair em cima dos veículos? Pois é. Aqui em casa ainda tem espaço para mais umas 5 árvores. Se alguém tiver precisando de quintal, manda a sementinha pra cá.
Beijos

10:58 PM

 

Postar um comentário

<< Home

 
web site hit counter