quarta-feira, agosto 16, 2006

Cândida on the rocks

Há 3 semanas eu tenho uma empregada.

É, porque por menor que seja o meu apartamento, chegar em casa e fazer faxina não dá. Não mesmo.

Ela vai às sextas-feiras. Pra deixar a casa limpa e em ordem pro fim de semana. Agora que eu tenho cadeiras na sala de jantar, já posso receber os amigos em doses homeopáticas.

O nome da minha empregada nova é Jô.

E no auge da minha inexperiência com produtos de limpeza, estou passando por alguns questionamentos.

As primeiras palavras que eu ouvi da mulher fora:

- Seu Gastón, eu gasto muito detergente. Limpo tudo com detergente.

Ok. Ela usa detergente. Muito detergente. Mas muito quanto?

Depois do primeiro dia de faxina em casa, constatei que a Jô matou um tubo inteirinho de Limpol e quase um litro de Cândida.

Detalhe: meu apartamento tem 60 metros quadrados, poucos móveis, dois banheiros* que não dá pra se enxugar e coçar o dedão do pé ao mesmo tempo.

- Jô.

- Que foi seu Gastón.

- Jô, você tá gastando muita Cândida (isso sem falar no detergente que vc bebeu todo...)

- É?

- É Jô. Assim minhas pastilhas verdes vão desintegrar em um mês.

- É.

- É Jô.

- Pois é sabe seu Gastón, eu não to acostumada. É que na casa do seu Rodolfo ele pede que é pra eu usar um monte de cândida no piso que é branquinho sabe. Ele gosta bem branquinho.

- Então Jô, eu gosto do meu bem verdinho. E a cândida você só vai usar pra limpar o banheiro, pra não encardir o meu rejunte. Só no banheiro. Então o negócio é o seguinte: balde, água, sabão em pó e duas tampinhas de cândida para limpar os DOIS banheiros.

- Ai, ta bom seu Gastón, o sinhô me disculpa viu.

- Não se preocupa não Jô. Só manera.

Fui ao supermercado comprar mais cândida e detergente. Comprei logo 2 de cada.

Duas semanas depois, ou seja, duas faxinas depois, lembrei de dar uma olhada em como andava o nível dos estoques de produtos de limpeza da minha casa. Constatei que ela entendeu o recado. Havia aproximadamente 4 tampinhas a menos de Cândida na embalagem.

O que me deixou encafifado é que o detergente passou de 1 tubo para dois dedinhos por faxina.

Das duas uma: ou no primeiro dia ela levou pra casa um saquinho cheio de detergente, ou me entendeu errado e limpou meu apartamento por fora também.

Ou ainda quem sabe resolveu economizar de vez e limpar tudo com cuspe.

Outra coisa que anda me tirando a paz é sobre o nome da Jô.

E não faço idéia do que vem depois do “jota” e do “o”. Dá até medo de perguntar.

A propósito, vou lançar a primeira promoção desse Blog.

Respondam a seguinte pergunta: Qual é o nome da Jô. Deixe seu palpite junto com o comentário clicando em “Hablando Portunõl” no final desse post. A promoção é valida em todo o território nacional* *.

Os ganhadores levam um litro de Cândida.



*Meu banheiro não tem azulejo nas paredes. Ele é pintados de branco e tem piso, rodapé e parte interna do box de pastilhas. E o Lavabo segue o mesmo estilo porém sem o box.


**Promoção não válida para o Senhor Rodolfo Barreto. A Jô faz faxina no apartamento dele também.





14 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Jo....
Jordana McNamara
Ela é uma imigrante canadense que veio tentar a vida no Brasil. Afinal aqui eh ruim mas é bom.

4:22 PM

 
Blogger Gastón said...

Fabinho, acho que ela não é canadense. Não sei porque...

4:39 PM

 
Blogger MH said...

Ai, a Jô lá da praia é Jocélia. E tivemos uma Josefa em casa na pré-história. Vou chutar Josicleide. Porque muita gente é criativa, né?

4:45 PM

 
Blogger Michel said...

Esse povo sempre usa metade do nome do pai e metade da mãe então: Jorclidânia. do pai Seu Jorcide e de sua mãe Dona Pesiuvânia.

Acho que é isso.
Abraço

11:45 PM

 
Blogger Cláudia said...

Vai que a Jô é uma simples Joana...
Não cola né?
Tudo bem, deve ser Jocélia, como tem Jocélia no mundo, só no salão que frequento tem duas, ambas cabeleireiras.
Joliana também pode ser... Olha, fica com Jô que tá mais que bom!
Bem, cada uma tem uma mania. A daqui de casa é com Veja (a revista também, porque ela sempre pede pra levar as antigas).

9:59 AM

 
Blogger Gastón said...

Mh, está computado o seu voto. E bota criatividade nisso...

Michel, sinto que vc está perto meu jovem.

Clau, estou considerando seu voto como Jocélia certo? Porque vc disparou mais alguns palpites...

É isso aí gente, todo mundo concorrendo ao desejadíssimo prêmio.

10:30 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Primeiro vem o meu protesto: eu quero participar.

Em segundo, uma ironia do destino: uma mulher que fala pelos cotovelos ser chamada por uma pura e simples abreviação. Vai entender.

Três: dou cola para quem dividir o prêmio comigo. Afinal, já morri em dez reais hoje com mais litros e litros de cândida.

4:23 PM

 
Blogger Renata Marques said...

Josinalva!

Posso apostar, de tão segura na minha opção.

heheeheh

Bjo.

1:33 AM

 
Blogger Cláudia said...

Rodolfo, vai lá no meu blog e deixa a cola lá que eu divido o prêmio contigo e ainda te mando uma garrafinha de Veja de lambuja.

8:49 PM

 
Blogger Ana Téjo said...

Joanete?

11:11 AM

 
Blogger mc said...

Jocimara??
Jorgette? - sim, com dois tês
Josimar?

Rânei, vamos apresentar a Jô pra Selma, aqui de casa. Ela bebe cândida e é super exigente com produtos de limpeza. Conhece todos os lançamentos (inclusive Easy-Off BANG - se isso não limpa a casa, o que mais há de limpar?) e amaciante para roupas pretas (pq de acordo com ela, eu só tenho roupa preta).

Sorry rânei, postei na sua área de comment. Sabe como é, to tirando o atraso.

10:10 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Josicreide

12:46 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Deve ser Josireneide.

1:02 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Sim, provavelmente por isso e

4:07 AM

 

Postar um comentário

<< Home

 
web site hit counter